terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O BAÚ DO EDU ENTREVISTA JOÃO CARLOS

Caros amigos: o Baú do Edu tem o prazer de apresentar agora uma conversa com nosso querido amigo João Carlos W. De Mendonça – um velho fã nordestino dos Beatles. O joão Carlos é uma pessoa comum, não- afetada pela mídia, marido e pai dedicado, trabalha no comércio e é colaborador do nosso blog preferido. Não conheço pessoalmente o João Carlos, mas teria muito prazer. Acho que seriam horas e mais horas de intermináveis conversas sobre os caminhos do rock e o modo como vemos o mundo. Obrigado, João Carlos! É bom você estar por aqui! Badfinger Boogie!

João Carlos e sua filha Maria Luiza

E então, João Carlos. Surpreso?
Muito! Sou pobre, feio e moro longe. Com esses atributos e mais 54 anos de adolescência é surpreendente ser entrevistado por um blog com tanta categoria.

Como é a sua rotina? O seu dia-a-dia?
Bom, trabalho com Representação Comercial e tenho um pequeno negócio. Sou formado em Psicologia mas nunca trabalhei com isso. Faço a caminhada matinal e vou para a loja, volto para casa e priu mas sempre acho tempo para ler, ouvir música e internetear (essa foi boa). Fim de semana é beers, Beatles e Badfinger. Os 3 Bês.

Bebe?
Final de semana, whisky à noite e brahma da antártica de dia.

Fuma?
Sim. E ultimamente muito. Sou revoltado com o fato de cigarro fazer mal à saúde. Tudo que eu gosto é...

Quando os Beatles entraram na sua vida?
Ali por 1964 eu ouvia aquelas músicas maravilhosas no rádio e achava serem de artistas diferentes. Um dia minha irmã me chamou para ver na TV uns caras parecidos com a Rita Pavone. BUUUM ! Lá estavam eles. Quando comecei a estudar violão (música) então o interesse triplicou. Descobri harmonias etc e foi fatal. Sou viciado até hoje e cada vez mais.

Sua família gosta dos Beatles?
Meus irmãos sim. Principalmente os que estudaram música como eu e tocam algum instrumento (piano,violão,etc). Meus filhos também foram ouvindo do berço. Meu filho toca violão e tive de ensinar-lhe a tocar Maybe I’m Amazed que ele adora.

O que tem ouvido ultimamente?
Até os anos 80 eu acompanhava tudo (Police,Dire Straits,Tears For Fears etc). Penso como Harrison. Como só tem porcaria (rap, Madonna, axé, pagode mauricinho) fico com nossa turma. Escuto muito e tenho quase tudo de 65 até 75 mais ou menos.

Como encontrou o Baú do Edu?
Foi pelo Beatles Brasil. Fui clicando em cada um e descobrindo.Gosto muito do Teran e do Beatles Outtakes mas o Baú caiu nas graças.


Isso foi quando mesmo?
Não sei precisar mas acho que entre um ano e um ano e meio.

Na sua opinião, qual foi a melhor matéria publicada no blog nesses dois anos e meio?
Sou fã dessas recentes entrevistas e matérias do arco da velha. Coisas daquela época mesmo, mas a história do BADFINGER com direito aos downloads foi de tirar o fôlego.

Fale a verdade: você já conferiu todas as 1.300 postagens que tem lá?
Provavelmente não.

Hum...
Doisss...

Conhece a história do cara do fusquinha? Ela já saiu umas cinco vezes...
Claro. É hilária. E aquele fusca tinha de estar ali mesmo. Deu mais realidade à capa do melhor album já produzido.

Você tem muitos discos?
Tenho. E com a Internet então...

Tem todos os discos dos Beatles?
Todos e mais out-takes muito bons.

E dos ex-Beatles?
Só do Ringo não tenho todos. Dos outros 3 tenho todos e mais a prorrogação.

Existe algum artista ou banda atual que você goste?
Eu gosto mas pontualmente da Joss Stone, Amy. Agora tem a turma da antiga (Clapton, Stevie Wonder, Santana, Badfinger, a turma do “progressivo”) e dos 80 (Sting, Mark Knopfler, Orzabal etc).

O que é Badfinger para você?
Lembro que quando vimos aquele single com NO MATTER WHAT/BETTER DAYS correu aqui em Recife que eram os Beatles e a capa do NO DICE não ajudou em nada prá desfazer o boato. Aí mais tarde... Bom, precisa falar de uma banda que a gente achava que eram os Beatles?

Quando o Baú do Edu fez o “Especial Badfinger”, você baixou os discos?
Os que eu não tinha (poucos) e o Tributo. Ah... o RARITIES também.

Quando lhe disse nos comentários que tinha um presente para você, o que achou que era?
Sinceramente eu fazia idéia e acertei mas o Badfinger foi uma surpresa fantástica. Olha, fiz uma cópia do download para ouvir e “guardei” o CD junto com o Straigh Up importado que eu tenho. Devidamente blindados.

Está cansado? Eu estou. Preciso de um gole. Para encerrar, que tal deixar uma mensagem de ano novo para toda a galera do Baú, um recado para as novas gerações?
Um moleque tava se gabando por ter Internet, TVs e todas as modernices atuais enquanto fazia pouco dos “antigamentes” quando um senhor falou: “Filho vocês tem tudo isso porque a gente de minha geração criou. Agora o que vocês estão criando para seus filhos, além dessa prepotência toda?”. Tenham um ano com saúde, paz sucesso e continuem no Baú mas não liguem para nada do que eu falei.

Obrigado, João Carlos. Foi um prazer! Nos vemos nos comentários. Valeu! Abração! Ah! Afinal, você tem o “Good Evening New York City”?
Não. Só ouvi o CD. Dizem que o DVD é fantastico!

Tenho um presentinho para você! (rsrsrsrs)

7 comentários:

  1. É isso aí, JC! Parabéns e obrigado por fazer parte desta turma maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Parece que a minha eterna adolescência intimidou os demais participantes do blog.Mas o melhor mesmo foi que estava aqui no Baú e fui para 2008 e descobri que você já é vovô.Vovô-garoto e confesso uma ponta de inveja em meio a estes parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupe com eles, estou acostumado. Just Jealous guys!

    ResponderExcluir
  4. Edu n querendo ser o chato nem nada, mas no inicio do blog em cima onde tem a foto dos beatles está O Baú dos BEATLES e da Cutura Pop, e cultura está escrito cutura.

    ResponderExcluir
  5. já arrumei! Ganhou um prêmio, Gui! Valeuzão! Volte mais!

    ResponderExcluir
  6. Bele, vlw ae adoro o se blog the beatles forever! Pode deixar que eu volto sim!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!
    Hahahahah eu ri da parte "uns caras parecidos com a Rita Pavone"!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!