segunda-feira, 18 de julho de 2011

THE VELVET UNDERGROUND & NICO

The Velvet Underground & Nico foi o álbum de estréia da banda de rock norte-americana The Velvet Underground, com participação de Nico, lançado originalmente em 1967. Este álbum ganhou notoriedade por suas sensibilidades experimentalistas e pelo foco de suas composições ser geralmente material controverso, como na canção "Heroin". Embora relativamente um fracasso comercial no lançamento, desde então tem sido considerado um dos álbuns de rock mais influentes e criticamente bem-sucedidos da história, aparecendo em 13º na lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos" feita pela revista Rolling Stone. The Velvet Underground and Nico foi gravado com a primeira formação profissional do Velvet Underground (Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Maureen Tucker) junto com Nico, que ocasionalmente ocupava o cargo de vocal principal, graças à insistência do produtor e mentor da banda, o artista pop Andy Warhol. Nico cantou o vocal principal em três faixas ("Femme Fatale", "All Tomorrow's Parties" e "I'll Be Your Mirror") e o vocal de apoio em "Sunday Morning". O álbum é notável por suas descrições de tópicos como o uso (e abuso) de drogas, prostituição, sadomasoquismo e comportamento sexual alternativo: "I'm Waiting for the Man" descreve as ações de um homem para obter heroína, enquanto "Venus in Furs" é quase uma interpretação literal do livro homônimo do século XIX. "Run Run Run" também tem as drogas como premissa. Uma das canções mais famosas do álbum é "Heroin", cuja letra detalha o uso de heroína por um indivíduo e seus efeitos sobre o mesmo.
Lou Reed, que escreveu a maioria das letras do álbum, nunca pretendeu escrever sobre tais assuntos para causar choque. Reed, fã de poetas como William Burroughs e Allen Ginsberg, não via por quê os temas presentes no trabalho dos últimos não poderiam ser adaptados para canções de rock. Embora os assuntos pesados do disco hoje sejam considerados revolucionários, muitas das canções tratam de outros tópicos. Muitas foram escritas como observações de indivíduos da trupe de superstars do movimento Exploding Plastic Inevitable, de Andy Warhol. A musicalidade do disco foi concebida por John Cale, que estressou as qualidades experimentais da banda. Cale encorajava o uso de métodos alternativos para produzir som na música e acreditava que suas sensibilidades se mesclavam com as de Lou Reed, que, por sua vez, já estava experimentando com afinações alternativas. Por exemplo, Reed criou a afinação "Ostrich" para uma canção que ele compôs, chamada The Ostrich. Tal afinação consiste de todas as cordas da guitarra (ou violão) estarem afinadas na mesma nota. O método foi utilizado nas canções Venus in Furs e All Tomorrow's Parties. Freqüentemente as canções eram afinadas ainda uma nota a menos, produzindo um som que John Cale achava sexy. A viola de Cale foi usada em várias canções, notavelmente em "Venus in Furs" e "Heroin". A viola usava cordas de violão e bandolim, e quando tocada em volume elevado, Cale achava que o som se assemelhava ao motor de um avião. Quase sempre, Cale tocava a mesma nota na viola durante a música toda, como em "Heroin".
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Um comentário:

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