quinta-feira, 2 de agosto de 2012

THE BEATLES - SOMETHING

“Something” foi o primeiro lado A dos Beatles escrito por George. Suas fontes de inspiração foram Ray Charles, que ele imaginou cantando a música, uma faixa de 1968 de James Taylor intitulada “Something In The Way She Moves” e sua esposa Pattie. O americano James Taylor era um artista contratado da Apple, e seu primeiro álbum foi produzido por Peter Asher entre julho e outubro de 1968. Paul tocou baixo em uma faixa. “Something In The Way She Moves” é a última faixa do lado A, e os versos de abertura são: “There’s something in the way she moves, Or looks my way or calls my name, That seems to leave this troubled world behind”. O “Álbum Branco” estava sendo gravado em Abbey Road exatamente na mesma época em que Taylor estava gravando nos Trident Studios, no Soho de Londres. Aliás, em 3 de outubro, George estava em Trident gravando “Savoy Truffle” com Paul e Ringo, e provavelmente ouviu a faixa. “Sempre achei que George tivesse ouvido, mas nunca conversei de fato com ele sobre isso”, diz Taylor. “Escrevi ‘Something In The Way She Moves’ cerca de dois anos antes de gravá-la, e o estranho é que eu queria chamá-la de “I Feel Fine”, mas claro, era uma canção dos Beatles.” Ele continua: “Eu muitas vezes noto tralços no trabalho de outras pessoas nas minhas músicas. Se George consciente ou inconscientemente pegou uma frase de uma de minhas canções, acho muito lisonjeiro. Com certeza não é algo incomum. Fiz uma fita com “Something In The Way She Moves” e cerca de sete outras músicas uns dois meses antes de conhecer Peter Asher. Sei que Paul escutou na Apple, mas não sei quem mais ouviu”. A composição básica de “Something” deve ter ocorrido em outubro porque George afirmou ter trabalhado nela ao piano no estúdio 1, enquanto Paul estava fazendo overdub no estúdio 2. Ela só não foi incluída em “The Beatles” porque a seleção de faixas já tinha sido finalizada. Primeiro, George ofereceu “Something” para Joe Cocker e Jackie Lomax, mas em maio de 1969, decidiu gravá-la com os Beatles para “Abbey Road”. “Something” foi uma canção de muito sucesso para George, ela se tornou a segunda canção mais regravada dos Beatles depois de “Yesterday” (tanto Ray Charles quanto Smokey Robinson fizeram covers) e deu a ele seu primeiro posto no Top 10 americano. Sempre se presumiu que ele tinha escrito sobre Pattie, mas em uma entrevista de 1996, George declarou: “Não foi para ela. Eu simplesmente a compus, e então alguém montou um vídeo que usava algumas cenas minhas e de Pattie, de Paul e Linda, de Ringo e Maureen e de John e Yoko... na verdade, quando a escrevi, eu estava pensando em Ray Charles”. No entanto, Pattie ainda acredita ser a inspiração. “Ele sempre me disse que era sobre mim”, ela conta.

7 comentários:

  1. Porque será que esses porras nunca fazem a letra certa? Não conseguem nem decorar a canção original??? Frank Sinatra no Brasil, no Maracanã, deu vexame quando anunciou "Something" como de Lennon e McCartney. Há! Piggies!

    ResponderExcluir
  2. é Edu!!!Isn't it a shame? Como diria George. Esse povo que acha que tudo que vem dos beatles é do Lennon e McCartney, até 'A Voz' caiu nesse erro.

    Something é fenomenal, a letra perfeita, guitarra perfeita.

    ResponderExcluir
  3. Edu, o pior é que ele cometia esse erro, pelo menos, desde os anos 1970. A introdução da música "Far East Man", do álbum Dark Horse, é: "This is for Frank Sinatra − we love you, Frank, and we hope you include this one at Caesars Palace on your next live album." Isso porque desde essa época ele introduzia "Something" como Lennon/McCartney.

    ResponderExcluir
  4. As canções compostas por George são minhas favoritas, ele conseguia fazer algo tão emocional em suas musicas..

    ResponderExcluir
  5. And in the end... nenhuma versão chega no chinelo da original.Nem com o próprio George!

    ResponderExcluir
  6. Estranho. O texto do cd de Anthology diz que Something foi composta por George em casa, no seu aniversário de 26 anos, ou seja em fev de 69. A demo foi remasterizada para o cd.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!