Personagem incansável de retrospectivas e homenagens, Bob Dylan prossegue, imperturbável, uma carreira iniciada há 50 anos com um novo álbum, o aguardado "Tempest". O discão, que chegou às lojas na terça-feira (dia 11) nos Estados Unidos, é o primeiro álbum de canções originais de Dylan desde "Together Through Life", de 2009, mesmo ano em que lançou o disco com músicas de Natal "Christmas in the heart". Robert Zimmerman, 71 anos, convertido ao cristianismo em 1979, queria em um primeiro momento que o disco girasse ao redor do tema religião. "Mas não tinha canções suficientes. Era necessário muito mais concentração para conseguir 10 músicas sobre o mesmo tema do que para o disco a que cheguei", afirmou à revista Rolling Stone. "Tempest" é, portanto, "uma curiosa compilação de tudo e nada da qual se deve esperar que saia algo", explicou. Apesar de não citar diretamente a religião, "Tempest", cujas letras estão repletas de referência bíblicas, explora as profundidades da natureza humana, sua grandeza indignidade, a busca do amor e da vingança, a violência e a morte. O videoclipe do primeiro single do álbum, "Duquesne Whistle", inspirado no universo do diretor Quentin Tarantino, resume o espírito do disco, no qual uma aparente leveza esconde ambientes mais ameaçadores. "Pago com sangue/Mas não o meu", adverte em "Pay in Blood". A canção "Tempest" narra durante 14 minutos os últimos momentos do naufrágio do Titanic. Com uma música tradicional irlandesa Dylan descreve momentos macabros e atos de coragem. Em "Roll on John", um dos momentos mais emotivos do álbum, Dylan lamenta o assassinato do amigo John Lennon, reproduzindo um trecho de "A Day in the Life" ("I heard the news today, oh boy") dos Beatles. "Roll on John" pode ser ouvida no iTunes: http://www.bobdylan.com/us/news/listen-tempest-free-itunes
Críticos norte-americanos e ingleses elogiaram de maneira unânime o 35º disco de estúdio de Dylan. Robert Zimmerman, que tem a fama de fazer shows às vezes difíceis, apresenta com "Tempest" um álbum acessível e variado, baseado nas raízes dos gêneros musicais norte-americanos: rock, blues, folk e jazz. O lançamento de "Tempest", 50 anos depois da gravação do primeiro disco de Dylan, foi celebrado na internet após uma campanha de divulgação da Columbia Records. Na quarta-feira passada, 10 canções foram disponibilizadas em streaming de forma gratuita, mas limitadas por um período não especificado, no iTunes, a plataforma musical on-line da Apple, que chamou "Tempest" de "notável". O lançamento oficial aconteceu na terça-feira, 11 de Setembro, o que obrigou a gravadora Columbia Records a desmentir qualquer relação entre o título do álbum, "Tempest", e a data de aniversário dos atentados de 2001 contra o World Trade Center.
Confesso que estou ansioso para ouvir HOLD ON, JOHN! Vi apenas a letra. Para variar é bem grande!
ResponderExcluirlógico que deve ser um discão, a musica sobre John é linda. Bob é Bob!Outro Deus no Olimpo, sorry quem não acha.
ResponderExcluir