Nos últimos dias, muito tem sido falado sobre uma suposta fita de audição dos Beatles rejeitada por um executivo da Decca –o maior erro da história da música pop - que “ressurgiu” e estará à venda em um leilão em Londres esta semana. Ted Owen da Fame Bureau, uma casa de leilões especializada em itens de recordação pop, disse que a fita de 10 músicas foi gravada no dia de Ano Novo, em 1962, nos estúdios da gravadora Decca, no norte de Londres. Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Pete Best - que mais tarde seria substituído por Ringo Starr - tocaram até 15 músicas na sessão, sendo que 10 delas aparecem na fita a ser vendida em 27 de novembro. Os rapazes tinham sido levados de Liverpool para Londres na noite anterior, e, apesar de se perderem no caminho, conseguiram chegar aos estúdios a tempo para a sessão paga por Brian Epstein.
O representante sênior da Decca para artistas e repertório Dick Rowe, que mais tarde se tornou conhecido como "o homem que rejeitou os Beatles", decidiu contra a assinatura com a banda, optando por fechar com Brian Poole & The Tremeloes, que também fizeram o teste naquele dia. "Grupos com guitarras estão perdendo seu espaço, Sr. Epstein". Rowe, no entanto, assinou com os Rolling Stones, que acabaram se tornando um dos maiores grupos de rock britânico, e especialistas discutem se foi ele mesmo ou um colega abaixo dele que rejeitou os Beatles. Existem milhões de versões piratas da sessão, mas a fita "mestre de segurança", ou back-up, em oferta no leilão é única, afirmou Owen. "O mais importante sobre essa é a qualidade", disse ele à Reuters. "Há fitas piratas por aí, versões horríveis. Esta qualidade nós nunca ouvimos." Apesar de sua raridade, calcula-se que a fita seja arrematada entre 18 mil e 20 mil libras (29 mil a 32 mil dólares), o que Owen disse ter sido definido pelo proprietário e era um ponto "sensível" de partida. Ele acrescentou que apenas alguns colecionadores deveriam dar lances para a peça da história do pop, e, como os Beatles possuem os direitos autorais através de sua empresa, uma divulgação comercial baseada na fita era extremamente improvável.
Tudo muito bom, tudo muito bem. No entanto, faltando poucos dias para o leilão, de acordo com artigos do Daily Mail e outros lugares, essa fita pode ser somente uma cópia. É evidente que esta gravação de 10 músicas será de grande interesse para os fãs dos Beatles, e para quem está disposto a pagar, possivelmente £ 30.000 ou mais em leilão. Mas a pergunta é: a fita é autêntica? Pode ser completamente falsa, ou pode ser uma cópia da fita original. Uma das razões levantadas seria que o carretel e caixa que aparecem na foto não são definitivamente aquelas usadas em 1962. E ainda que este estilo de spool (carretel) não foi introduzido pela Ampex, pelo menos até meados dos anos 1970. E por que a Decca teria usado uma marca dos EUA de fita quando as fabricadas no Reino Unido fita estavam disponíveis e as taxas de importação eram altas? Até as inscrições feitas à mão são quetionadas: a caneta usada parece ser de feltro e esse tipo de canetas só teria aparecido na segunda metade dos 60. O sistema Dolby de redução de ruído não estava disponível até 1965, como mencionado na etiqueta do interior. E por fim, discute-se a questão entre mono e estéreo, concluindo que a gravação (a fita em si) até poderia ser a original numa bobina diferente e colocada numa caixa diferente.
Estão criando raridades que deveriam vir com a etiqueta " Nothings is Real !
ResponderExcluirAja cara de pau para enganar o povo , já não chega os políticos !!!
Pois é... já o filme Let It Be... nada hein !
ResponderExcluir"Let It Be" só em maio de 2013 como já publicado aqui... Abração!
ResponderExcluir