Quando os Beatles visitaram Los Angeles em agosto de
1965, alugaram uma casa no 2850 Benedict Canyon por uma semana enquanto faziam
shows em Portland, San Diego, no Hollywood Bowl e em San Francisco. Uma tarde
eles deram uma festa, e Neil Aspinall, Roger McGuinn e David Crosby, do Byrds,
o ator Peter Fonda e o correspondente do jornal Daily Mirror Don Short estavam
entre os convidados. "Neil Aspinall foi mandado para me acompanhar ao
andar de baixo, onde ficava a piscina, porque eu era o único jornalista. O
trabalho dele era me distrair para o fato de que todo mundo estava tomando
ácido", Short recorda. No andar de cima, longe dos olhos de Short, todos
(com exceção de Paul) estavam de fato viajando com LSD. Era a primeira vez que
John e George deliberadamente tomavam a droga, e eles estavam ansiosos para
fazer uma bela viagem depois das visões perturbadoras da primeira experiência,
não intencional. Fonda tinha tomado ácido muitas vezes e se colocou no papel de
guia. "Eu me lembro de sentar no deck da casa com George, que me contou
que achava que estava morrendo", diz Fonda. "Eu disse a ele que não
havia nada a temer e que tudo o que ele precisava fazer era relaxar. Contei que
sabia o que era estar morto porque quando tinha 10 anos acidentalmente atirei
no meu próprio estômago, e meu coração parou de bater três vezes enquanto eu
estava na mesa de operação porque perdi muito sangue. John estava passando
naquele momento e me ouviu dizer 'eu sei o que é estar morto'. Ele olhou para
mim e disse 'você me faz sentir como se eu nunca tivesse nascido. Quem colocou
toda essa merda na sua cabeça?”. Roger McGuinn achou que isso havia perturbado
John porque ele estava inseguro. "Todo mundo tinha tomado ácido, e John
não aguentou. Ele disse: 'Tirem esse cara daqui'. Foi bizarro. Tínhamos
acabado de assistir a Cat Bailou, com Jane Fonda, e John não queria saber de
nada dos Fonda. Ele estava usando o filme contra Peter, e o que ele disse só
piorou tudo", conta McGuinn. De fato, a primeira demo da música (que se
chamava "He Said, He Said") é muito mais agressiva do que a gravação
final: "I said, 'Who put ali that crap in your head?/ I know what it's like to be mad/ And it's making me feel
like my trousers are torn” (Eu disse: quem colocou essa porcaria toda na sua
cabeça? Eu
sei o que é estar louco e estou me sentindo como se minha calça estivesse
rasgada). Mas John achou que, como canção, ela não estava indo a lugar nenhum,
e a abandonou. "Apesar de ter surgido de uma experiência real, não
significava nada", ele disse. "Era apenas um som." Mas dias
depois ele pegou a música de novo e tentou criar outra estrofe. "Escrevi a
primeira coisa que me veio à mente, e foi 'when I was a boy', em uma batida
diferente. Mas era real, tinha acabado de acontecer", conta John. Peter
Fonda não tem dúvidas sobre a origem da composição. "Quando ouvi Revolver
pela primeira vez, soube exatamente de onde a música tinha vindo, mesmo que
John nunca tenha admitido para mim, e eu nunca tenha contado a ninguém."
Queria ter mais afinidade com Revolver e O White Album, sentimentalmente falando, me parece os mais distantes dos Beatles, justamente por terem sido os últimos que conheci. O que não quer dizer que não os acho magníficos.
ResponderExcluir"When I was a Booooy...Muito foda
Gosto muito desta música!
ResponderExcluirEssa música sempre me lembra um clima natalino. "Well, well, well..."
ResponderExcluirEssa música sempre me lembra um clima natalino. "Well, well, well..."
ResponderExcluirE no fim... Valeu Peter Fonda!
ResponderExcluirNunca se esqueçam da 'guitarrada' de George!
ResponderExcluirLembrei, Revolver foi o primeiro remaster que comprei, e She Said foi a trilha sonora do meu primeiro emprego em 2009. Tempos difíceis: faculdade no diurno e trampo à noite. Mas aí eu chegava em casa e revigorava a alma com esse som...
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