A notícia diz exatamente o seguinte: Paul McCartney pode comprar os direitos autoriais de todas as músicas dos Beatles. Segundo publicou o The Sun na segunda-feira (29), "Paul McCartney quer comprar os direitos autorais", após trinta anos. De acordo com o site, o músico mostrou interesse em comprar o catálogo da banda após o vazamento de dados sofrido pela Sony, que detém os direitos sobre as composições atualmente. Um dos e-mails vazados da empresa revelou o interesse dos executivos em vender os direitos de volta para o músico inglês, que pretende fazer uma boa proposta de compra. A venda inclui mais de 250 composições de Paul e John Lennon, adquiridas por Michael Jackson em 1985 por £47,5 milhões, aproximadamente R$199 milhões. Em 1995, o Rei do Pop vendeu metade do catálogo para a Sony por £95 milhões, cerca de R$398 milhões. De acordo com a Lei de Direitos Autorais, Sir Paul poderia recuperar os direitos sobre as composições da banda a partir de 2018. A lei assegura que o músico pode comprar os direitos após 56 anos desde que foram lançadas — a primeira canção da banda Love Me Do foi lançada em 1962. Aham. Voei!
sábado, 3 de janeiro de 2015
COISAS QUE NUNCA VOU ENTENDER: OS DIREITOS DAS MÚSICAS DOS BEATLES
A notícia diz exatamente o seguinte: Paul McCartney pode comprar os direitos autoriais de todas as músicas dos Beatles. Segundo publicou o The Sun na segunda-feira (29), "Paul McCartney quer comprar os direitos autorais", após trinta anos. De acordo com o site, o músico mostrou interesse em comprar o catálogo da banda após o vazamento de dados sofrido pela Sony, que detém os direitos sobre as composições atualmente. Um dos e-mails vazados da empresa revelou o interesse dos executivos em vender os direitos de volta para o músico inglês, que pretende fazer uma boa proposta de compra. A venda inclui mais de 250 composições de Paul e John Lennon, adquiridas por Michael Jackson em 1985 por £47,5 milhões, aproximadamente R$199 milhões. Em 1995, o Rei do Pop vendeu metade do catálogo para a Sony por £95 milhões, cerca de R$398 milhões. De acordo com a Lei de Direitos Autorais, Sir Paul poderia recuperar os direitos sobre as composições da banda a partir de 2018. A lei assegura que o músico pode comprar os direitos após 56 anos desde que foram lançadas — a primeira canção da banda Love Me Do foi lançada em 1962. Aham. Voei!
Edu
Tudo é foda, truncado e mal explicado. Nunca, na história desse Baú, encontrei quem soubesse me explicar em claro e bom português como funciona essa coisa toda, e que, respondesse minhas perguntinhas tão primárias... “250 composições de Paul e John Lennon, adquiridas por Michael Jackson em 1985”? Que músicas são essas que eu não conheço??? Paul paga direitos autorais a alguém quando toca as músicas dos Beatles nos shows? E as canções de Harrison? Fazem parte dessa parada? E mais: ele só conseguiria ter as músicas de volta em 2018? Isso me parece mais com o “Petrolão”, de uma certa quadrilha de um certo país que conheço tão bem!
ResponderExcluirEu também não consigo entender esse embrólio todo !!
ResponderExcluirA música antes de gravar era registrada na Editora que além de uma parte das vendas, autorizava ou não regravações,uso em filmes etc (controlava o uso da canção). A maior parte dos lucros ficava com o autor (res). Mesmo sendo menor, o percentual dava muito lucro e o autor não decidia quem poderia gravá-las etc, cabendo a Editora.Se Paul comprar os autores terão 100%. O direito autoral de execução em rádio e outros já é 100% do autor. É assim que entendo.
ResponderExcluirPelo que entendo, o direito de publicação é dividido 50% para o editor e 50% para o(s) compositor(es). A função do editor é reunir royalties cada vez que a canção é executada ao vivo, em meios de comunicação convencionais ou mesmo em sites de streaming. A princípio, parece uma ideia bastante tola, mas às vezes é vantajoso para o compositor manter um editor, dado que seria muito difícil ao compositor, de outra forma, recolher ao menos 50% dos royalties sem auxílio.
ResponderExcluirSe sua própria editora (a MPL) fizesse a aquisição das músicas dos Beatles, Paul teria 100% dos direitos de publicação das canções Lennon/McCartney que, após os litígios dos anos 1970, ficaram 100% Paul como compositor, e 50% das canções que ficaram 100% com John Lennon como compositor (o crédito "Lennon/McCartney" é mera formalidade, os royalties não são divididos 50%-50% em todas as composições creditadas dessa forma).
Acho que o MJ tem os direitos apenas às canções que pertenciam à Northern Song, ou seja, não incluem os créditos dados a George e Ringo em canções dos Beatles.
Caro Edu e demais:
ResponderExcluirVc nunca vai entender direito, nem eu, esse negócio de direitos autorais, por uma razão muito simples: é um embroglio feito para enrolar e ludibriar mesmo o pobre do artista. No Brasil existe o ECAD, mas é um padrão mundial.
Por exemplo: cada vez que uma música qualquer é executada, por meio de rádio, tv ou ao vivo, é cobrado um X como direitos autorais. E isso, acredite, é MUITO bem controlado e cobrado. Mas só isso.
Depois, o dinheiro arrecadado vai para onde? Veja bem...
Cada vez que um disco é vendido, são cobrados os direitos autorais. E isso é MUITO bem controlado e cobrado.
Depois, o dinheiro arrecadado vai para onde? Veja bem, é o seguinte...
Com isso, os Beatles foram os mais roubados da História. Eles sempre renderam fortunas e rendem cada vez mais. E o dinheiro? Bom, é o seguinte...
Tá explicado? Entendeu? Bom, agora explica para mim, que eu nunca entendi também!
É isso só que ao contrário. Entendeu?
ResponderExcluirEu também não entendo, assim como não entendo a história, como foi que isso aconteceu com eles. Sei que foi em março de 1969. John estava no Bed In quando ficou sabendo que o Dick James tinha vendido feito a venda sem que eles soubessem. A princpio disseram que ele - e seus outros dois sócios - tinham vendido as ações deles. Mas parece que foi mais do que isso. John teve de interromper a lua de mel, ligar para Paul, e foram ver o que poderiam fazer mas não conseguiram nada. Até hoje o problema permanece. E sim, Paul tem de pagar para tocar suas músicas. É isso que mais o irrita.
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