sábado, 5 de setembro de 2015

A PEDIDOS - POISON IVY- HERA VENENOSA - LEIBER & STOLLER

Especialmente para a amiga Eliana Petrucci. Valeu!
"Poison Ivy" é uma canção popular americana composta pela dupla Jerry Leiber e Mike Stoller, autores de vários grandes hits do Rock'N'Roll. Mais tarde seria regravada por uma infinidade de artistas. Foi gravada originalmente por The Coasters Em 16 de julho de 1959 no Atlantic Recording Studio de Nova York emplacando o # 1 no R&B Chart e # 7 no Billboard Hot 100.
A letra fala de uma garota e sua má reputação com os homens. A música também faz faz referências a plantas, como rosa e margarida, e também doenças como sarampo, resfriado, etc. Em uma biografia recente publicada sobre Jerry Lieber e Mike Stoller, autores da canção, foi revelado que as doenças que a letra se refere são doenças sexualmente transmissíveis, e não as que se pensava.
Desde a gravação de The Coasters, a canção Poison Ivy foi sucesso também nas gravações de The Dave Clark Five em 1963, lançada como parte de um EP; The Paramounts em 1963 como single e, em 1964 como EP (o single chegou ao # 35 nas paradas do Reino Unido); Billy Thorpe & The Aztecs em1964; The Rolling Stones gravaram duas versões diferentes, uma em 1963, e uma segunda versão no EP The Rolling Stones, lançado no início de 1964. A primeira versão apareceu em uma compilação de 1972, "More Hot Rocks"; Billy Thorpe & The Aztecs em 1964; The Hollies em 1963; The Lambrettas em 1980 (sua versão alcançou a posição # 7 nas paradas britânicas); The Romantics em seu álbum de 1985, romance Rhythm; Herva Doce Herva Doce em 1982 como "Erva Venenosa"; Linda McCartney em 1987 (sua versão foi lançada em seu álbum póstumo Wide Prairie em 1998); Young & Restless em 1988; Hanson em seu álbum de 1995, Boomerang; Meshell Ndegeocello em 1997, com a letra levemente alterada, essa versão foi incluído no filme Batman & Robin como tema de Poison Ivy a vilã; Los Straitjackets em 2007 lançou um cover em espanhol da canção intitulada "La Hiedra Venenosa", em seu álbum de Rock en Español, vol. 1; Giuliano Palma & os Bluebeaters - em seu álbum Boogaloo 2008; Chris Burke; The Lords; Manfred Mann; The Puppets; a brazuca chatonga Rita Lee entre tantos outros. Aqui a gente confere a versão gravada por Linda McCartney.

2 comentários:

João Carlos disse...

Essa eu conheço realmente há séculos. Estranho que nunca fui muito fã.

Valdir Junior disse...

Essa versão da linda, ....é beeeeeeemmmm fraquinha !!
Fico com a dos Stones !!