segunda-feira, 22 de agosto de 2016

GEORGE HARRISON - CLOUD NINE - Gary Tillery

http://guitarplayer.uol.com.br/news/
Entre o final de 1986 e o início de 1987, George Harrison continuava cauteloso quanto a se comprometer a trabalhar em um novo álbum. Desmotivado pelos problemas com Gone Troppo, discretamente procurou um produtor com quem pudesse trabalhar. Após longa consideração, ele finalniente escolheu Jeff Lynne, um ex- membro da banda Eletric Light Orchestra. Com mais de 20 anos na indústria musical, Lynne provou ser um talentoso músico, compositor, cantor e um mestre no estúdio. De igual importância, George sentia-se confortável com ele pcssoalmente. Ele chegou a Lynne por um amigo em comum Dave Edmunds, e descobriu que Lynne estava ansioso para trabalhar com ele. Os dois começaram a trabalhar em seu estúdio em Friar Park no começo de I987, e concordaram que esse álbum deveria ser mais direcionado para o mercado do que as músicas mais recentes de Harrison.
Cloud Nine possui um tom mais brilhante do que qualquer álbum do Harnson pós-Beatles. A mudança é mais visível em seus três singles lançados. “Got My Mind Set on You" faz uma releitura mais ritmada de um disco obscuro de James Ray de 1962. A música rapidamente subiu para o topo das listas nos Estados Unidos e tornou-se o primeiro número um de Harnson desde "Give Me Love (Give Me Peace on Earth)”. segundo e terceiro singles foram ambos coescritos por Lynne. “When We Was Fab" dinge um olhar carinhoso para o tempo dos Fab Four – “quando o imposto de renda era tudo o que tínhamos”. “This Is Love” é uma música jovial que se refere a um relacionamento amoroso, mas dá dicas de significar algo mais. Nós podemos superar problemas “de nossa própria criação”, diz a música, '‘quando fazemos uso do poder livre para todos”.
Em meio a essas faixas mais leves e outras de puro rock ‘n’ roll, tais como “Wreck ot the Hesperus” e “Devil’s Radio”, essa é uma música mais profunda, que Harrison dizia provir “diretamente de Yogananda”. “Fish on the Sand” fazia alusão aos sentimentos de Harrison por Krishna. Nascido em Peixes - 25 de fevereiro, era ele mesmo o peixe metafórico na areia quando se sentia distante do amor de Krishna. “Se eu não estou com você/  Não sou exemplo de homem. Sou como um peixe na areia”.Quando Cloud Nine estava pronto para ser lançado. Harrison se sentiu tão feliz que voluntariamente participou das entrevistas e esfor­ços promocionais que achava tão irritantes no passado. Ele sabia que seria novamente posto no centro das atenções, mas racionalizou que seria apenas por um curto periodo de tempo. Lançado em outubro dc 1987, Cloud Nine ficou 31 semanas na lista da Billboard e recebeu disco de platina por suas vendas nos EUA e no Reino Unido. Gary Tillery.


3 comentários:

João Carlos disse...

Tremendo disco do Hare. Botou pra torar!

Marcelennon disse...

Discaço. Para ouvir sempre e com um sorrisão no rosto! Saudade eterna!

Valdir Junior disse...

Obra Prima. Totalmente Alto Astral.
Lembro que na época, parecia que o George voltava com a bola toda, e eu por aqui imaginando um show dele. Hare Krishna George, Você faz MUITA falta.