No dia 3 de agosto de 1963, os Beatles fizeram seu último show no Cavern Club depois de 291 apresentações. O bar havia aberto suas portas em janeiro de 1957, inicialmente recebendo apenas bandas de jazz. Depois, mudou para o blues e, finalmente, para os grupos do movimento merseybeat, do qual os Beatles faziam parte.
Depois disso os Blue Jeans reinaram durante 58 e 59. Num domingo 17 de Janeiro de 1960 aconteceu a primeira apresentação da banda Rory Storm & the Hurricanes com um baterista chamado Ringo Star. Isso não conseguiu abalar o prestígio dos Blue Jeans que só foram encontrar um oponente de verdade no dia 16 de Novembro com a 1ª apresentação de uma Banda nova: Gerry & the Pacemakers.A partir daí uma nova fase começava, grupos como Gerry & The Pacemakers, Remo Four, The Shadows, dividiam com o Blue Jeans o coração das fans. No dia 21 de fevereiro de 61, terça-feira, apresentou pela 1ª vez a Banda "The Beatles" com George Harrison na guitarra. Nesse dia Stuart Sutcliffe somente apareceu na platéia do Cavern Club. Na bateria Pete Best.1961 foi um ano ótimo para Liverpool e o Cavern. Novas bandas apareciam, prenunciando novos e maravilhosos tempos. Gente como Searchers, Kingsize Taylor & the Dominoes, The Strangers, revezavam-se nos Shows aonde agora Gerry & The Pacemakers e The Beatles mereciam a preferência do público. No dia 9 de novembro receberam a visita daquele que iria mudar a vida da banda: Brian Epstein viu os Beatles em ação se apaixonou e começou a trabalhar.
Em 1962 a fama do Cavern crescia, Blue Jeans, Gerry e Beatles tocavam quase que diáriamente. Novos grupos apareciam : The Denisons, The Merseybeatles, the Dakotas, Billy Kramer & The Coasters, Freddie & The Dreamers, The Fourmost. Este foi o ano fundamental para os Beatles. Assinaram com Brian Epstein, e no dia 15 de agosto fizeram seu último show com Pete Best na bateria. No dia 22 de setembro aconteceu a primeira apresentação com Ringo Starr já como Beatle. Sendo o 1º show filmado no Cavern.
No dia 3 de agosto, um sábado, os Beatles fizeram a sua última apresentação no Cavern Club. Os dois 1 º sócios do Cavern que comprassem tickets para o evento ganhariam cópias do disco Twist and Shout, autografado. Foi a maior confusão. Em 1964 e 66 foi a vez dos Herman Hermits, The Four Pennies, The Yardbirds, direto de Londres, com Eric Clapton, The Kinks, The Hoochie Coochie Men, com Rod Stweart no vocal, The Rolling Stones e The Moody Blues.
O Cavern passou a apresentar até 5 bandas num só dia, mas o sonho estava acabando. Em 1966, espalhou-se a notícia que que o Cavern Club estava incrivelmente endividado e poderia fechar suas portas. Imediatamente várias bandas locais se uniram para arrecadar fundo para salvar o velho templo. Infelizmente o dinheiro arrecadado não foi suficiente e o Cavern Club encerrou suas atividades em 28 de fevereiro de 1966. Depois de fechado, o clube despertou o interesse de vários empresários e foi comprado por Joe Davey reabrindo suas portas em 23 de junho de 1966. Mas a magia já havia acabado. O clube foi fechado definitivamente em março de 73 e foi demolido em maio para a construção do circuito ferroviário Merseyrail. No dia 26 de abril de 1984 foi anunciada a abertura de um “novo” Cavern Club. Mais de 15.000 dos tijolos do antigo Cavern foram guardados, restaurados e usados na reconstrução dos arcos e abôbodas quase nas mesmas dimensões do original. De forma que a famosa casa onde os Beatles começaram continua a existir até hoje e é um dos pontos turísticos mais visitados da Inglaterra. Em 14 de dezembro de 1999, Sir Paul McCartney voltou ao seu palco para fazer seu último show daquele ano na divulgação do álbum Run Devil Run.
Desde então, O Cavern Club vem funcionando normalmente, e todos os anos nele são realizados durante no mês de agosto, shows em homenagem aos Beatles, os Reis do Cavern. Durante a Beatleweek, apresentam-se Bandas de todos os lugares do Planeta.
No início não pareci que se tornaria o templo histórico que se tornou.
ResponderExcluirO "Inferninho" que deu certo e virou templo do Rock and Roll.
ResponderExcluir