sábado, 24 de junho de 2017

THE BEATLES - LADY MADONNA


"Lady Madonna" foi composta por Paul McCartney, é creditada a Lennon e McCartney e lançada em março de 1968 como single, tendo "The Inner Light" de George Harrison como Lado B. Foi gravada em Abbey Road em sessões nos dias 3 e 6 de fevereiro de 1968, antes dos Beatles partirem para a Índia.
"Lady Madonna" foi o primeiro single a mostrar que o caminho para os Beatles a partir dali era o retorno ao som básico dos primeiros tempos do grupo. Depois de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e Magical Mystery Tour, presumia-se que o avanço musical significaria mais complexidade, mas, mais uma vez, os Beatles contrariaram as expectativas. O riff principal foi tirado do piano de Johnny Parker na faixa instrumental "Bad Penny Blues", do trompetista de jazz Humphrey Lyttelton e banda, produzida por George Martin, que, em 1956, foi sucesso na Inglaterra. "Perguntamos a George (Martin) como eles fizeram o som de 'Bad Penny Blues' e ele nos contou que eles usaram escovinhas. Eu fiz o mesmo, e a faixa era só com escovinhas e piano; depois decidimos que precisávamos de um ritmo meio de jazz, então colocamos um", diz Ringo. Lyttelton não se importou nem um pouco, uma vez que Parker tinha tirado o riff de Dan Burley, que afirmou: "Não dá para cobrar direitos por uma harmonia, e isso foi tudo o que eles pegaram emprestado. Eu fiquei muito lisonjeado.
Apesar de nenhum dos Beatles (exceto Paul) gostar de jazz tradicional, todos conheciam e gostavam de 'Bad Penny Blues' porque tinha um quê de blues e de skiffle, em vez de ser apenas um jazz tradicional.
Paul McCartney queria que a música fosse uma celebração à maternidade e começava com uma imagem da Virgem Maria, mas depois passou a levar todas as mães em consideração. "Como elas fazem?", ele perguntou em uma entrevista à Musician em 1986. "Um bebé no peito — como elas arrumam tempo de alimentá-lo? Onde arrumam dinheiro? Como vocês fazem isso que as mulheres fazem?

O cantor Richie Havens se lembra de estar com Paul em um clube em Greenwich Village quando uma garota se aproximou e perguntou se "Lady Madonna" tinha sido escrita sobre os EUA. Paul respondeu: "Não. Eu estava lendo uma revista africana e vi uma africana com um bebé. Embaixo da foto estava escrito 'Mountain Madonna'. Mas eu disse: não, Lady Madonna, e escrevi a música".
"Lady Madonna" foi o último compacto produzido com o selo Parlophone no Reino Unido, onde chegou ao primeiro lugar. Pela Capitol Records nos EUA, chegou ao quarto lugar. Todas as gravações posteriores, começando com Hey Jude em agosto de 1968, já foram produzidas com o selo Apple Records e distribuídos pela EMI.
Para alguns, "Lady Madonna" pode ser considerada uma versão mais rock de "Eleanor Rigby", dada a solidão como tema central. "Lady Madonna" foi gravada em cinco tomadas no dia 3 de fevereiro de 1968 e finalizada três dias depois. Os vocais de fundo, com sonoridade interessante, teriam sido cantados pelos quatro Beatles com as mãos em concha em volta da boca. Lançada como single em março de 1968, "Lady Madonna" chegou ao número 1 na Inglaterra, mas ficou em 4º lugar nos EUA"Lady Madonna" aparece nos álbuns Hey Jude (1970); 1967–1970 (1973); 20 Greatest Hits (1982); Past Masters, Volume Two (1988); Anthology 2 (1996); 1(2000) e Love (2006). Foi produzida por George Martin e teve Ken Scott e Geoff Emerick como engenheiros. Paul McCartney faz os vocais principais, toca piano, baixo e palmas; John Lennon faz backing vocals, toca guitarra e palmas; George Harrison faz backing vocals, toca guitarra e palmas e Ringo Starr toca bateria e palmas. Ronnie Scott e Bill Povey fazem os saxofones tenor e Harry Klein e Bill Jackman, os saxofones barítonos.

4 comentários:

Unknown disse...

Lady Madonna, uma música de arrepiar... antes de ouvir com os Beatles, ouvi-a com uma banda de cover brasileira: Le Jackson.

Valdir Junior disse...

Esse piano Honk Tonk de "Lady Madonna" é para mim o que mais se destaca na musica. Adoro ele.

Carlos Marangon disse...

Uma volta ao som básico,e com força total, a base instrumental é muito boa, aliás tudo funciona bem nessa canção, vocal, backings, etc. Outro clássico , claro.

Júlio disse...

A gente percebe a emoção do público quando Paul inicia os primeiros acordes da música. É mesmo de arrepiar...