Numa manhã de sábado, no dia 25 de setembro de 1965, centenas de milhares de crianças americanas de todas as idades sintonizaram suas televisões para assistir a estreia do desenho animado dos Beatles. Foi um sucesso absurdo. Sem precedentes.
Produzida em 1965 - Beatlemania no auge - a série de desenhos animados dos Beatles surgiu pelas mãos de Al Brodax, da King Features, para a rede de TV ABC. Os primeiros esquetes dos personagens foram elaborados por Peter Sander, e as animações ficavam com a TVC (TV Cartoons Ltd), de Londres e da Astransa, de Sidney, Austrália, com ajuda também das equipes da Cine Centrum (Holanda) e CanaWest (Canadá). As estórias eram simples e os roteiros surgiam com facilidade. Os animadores se inspiraram na postura dos Beatles em fotos e apresentações ao vivo.
Em entrevista dos anos 1970, Brodax assinalava que o processo de produção do desenho consistia em comprar todos os jornais e revistas com fotos dos Beatles e estudar todas as aparições do quarteto em programas de TV. Com as fotos e fitas nas mãos era então feito os testes de figurino e roteiro que consistiam em copiar literalmente o que aparecia nas TVs nos dias anteriores.
John era o líder. Paul o mais elegante e estiloso. George era um pouco curvado e suas pernas longas e finas eram sua característica mais marcante e Ringo destacava-se como o mais desconjuntado, um visual coerente com suas palhaçadas. A série "BEATLES CARTOONS" foi composta de 39 episódios com dois temas principais ou 78 episódios. O seriado foi exibido de setembro de 1965 a setembro de 1969.
Entre os executivos, foi decidido que o público americano não iria entender o sotaque original de Liverpool. As vozes seriam “americanizadas” para o que os jovens “consideravam” um sotaque inglês. A dublagem foi feita por um americano chamado Paul Frees que fazia John e George e de um inglês, Lance Percival que dublava Paul e Ringo. Brian Epstein ficou horrorizado com o resultado e baniu a série da TV britânica onde só passou a ser exibido a partir de 1969.
Para dar um sabor internacional ao desenho, os episódios se passavam em diferentes países: Japão, Irlanda, Índia, Espanha, etc. Cada episódio tinha meia hora e era composto de 2 mini-aventuras e 2 músicas com as letras aparecendo como legendas. Foram 3 temporadas com 39 shows e 78 estórias. Originalmente, os Beatles não gostavam do desenho animado; no entanto, com o passar do tempo, passaram a gostar.
Em 1972, John Lennon disse: "Eu ainda me surpreendo ao assistir os desenhos animados dos Beatles na TV". Em 1999, George Harrison disse: "Eu sempre gostei dos cartoons dos Beatles. Eles eram tão ruins ou tolos que eram bons, se é que você me entende, e acho que a passagem do tempo pode torná-los ainda mais divertidos agora".
A série foi popularizada em todo o mundo pela televisão a cabo depois que terminou. Em 1986 e 1987, as novas gerações foram introduzidas à série quando foi retransmitida pela MTV e também pela Disney Channel. Embora tenha permanecido relativamente popular ao longo dos anos, a internet permitiu ainda mais exposição dos desenhos devido à sua boa qualidade, à natureza do show e à popularidade dos Beatles como uma banda. A série ganhou de tempos pra cá, um culto fiel de seguidores on-line, levando os fãs a criar memes com base no desenho e descobrir tudo o que há para saber sobre isto."BEATLES CARTOONS" já esteve disponível no YouTube e em sites, mas os episódios foram removidos por questões de direitos autorais. Os poucos episódios encontráveis hoje são todos sem grande resolução, uma pena.
Em dezembro de 2004, a McFarlane Toys lançou uma linha de brinquedos com base na série de desenhos animados com todos os quatro Beatles e seus instrumentos. Em 2005, eles lançaram um conjunto em caixa com os bonecos dos quatro, além do jacaré (mascote), alto-falantes e um rádio. A Apple Corps Ltd. comprou os direitos sobre a série no início dos anos 90 e lançou em DVD. Aos fãs, novos e antigos, resta a expectativa de um novo lançamento, padrão Beatles, à altura que os desenhos animados deles merecem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!