quinta-feira, 21 de setembro de 2017

BOB GRUEN – ROCK PHOTOGRAPHER


Bob Gruen é o autor da maioria das boas fotos de John Lennon nos seus anos de Nova York. Também é o responsável pela maioria das mais icônicas fotografias de grandes popstars do rock e punk.

Gruen nasceu em Nova Iorque em 1945 e desde muito cedo já se interessava pela fotografia por influência de sua mãe, mas foi nos anos 1960 que começou a trabalhar como fotógrafo de verdade e a registrar shows e festivais. Com mais de 40 anos de carreira, ele fotografou os Sex Pistols, John Lennon, os Ramones, Debbie Harry, Eric Clapton, Jerry Garcia, Led Zeppelin, Chuck Berry, KISS, Elton John, The New York Dolls, Patti Smith, The Clash, Blondie, David Bowie, Yoko Ono, Joe Strummer, The Who e tantos outros que não caberiam aqui.


Bob Gruen conheceu os Lennons logo que chegaram à Nova York e pelo seu jeito tímido e pouco invasivo ele acabou se tornando um amigo próximo do casal ao qual fotografou por toda a década.

Sem dúvida, a foto mais famosa de Lennon feita por Bob Gruen é dele com os braços cruzados, óculos escuros, uma camiseta de Nova York e o cabelo ao vento. Sobre essa foto Gruen disse: “John Lennon me pediu que viesse para o Penthouse Aptº no lado leste de Nova York para fazer umas fotos para a capa do seu álbum ‘Walls And Bridges’. Depois de tirar uma série de retratos para a capa do disco, tiramos mais algumas fotos informais para usar para a publicidade. Perguntei-lhe se ele ainda tinha a camiseta da cidade de Nova York que eu tinha dado a ele um ano antes e ele foi colocá-la e então fizemos essa foto”.

Nenhum comentário: