terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

THE BEATLES - THE NIGHT BEFORE****

A maior parte de “The Night Before” foi escrita por Paul, provavelmente na Wimpole Street, e ele toca tanto o baixo quanto o solo de guitarra na gravação. George faz a guitarra base e John toca piano elétrico (um Hohner Pianet 1964). Paul comentaria em 1965 que “o som instrumental dessa faixa é dos melhores que já registramos”. John acrescentaria que “Paul e George estavam tocando exatamente a mesma coisa, mas em diferentes oitavas”.“The Night Before” pode ser sobre a natureza tumultuada de sua relação com Jane Asher, mas pode muito bem ser sobre uma situação inventada. Assim como em Os Reis do lê, lê, lê, as músicas de Help! não ficam presas ao roteiro. “Acho que todas as canções de Help! já estavam escritas antes de o roteiro ficar pronto”, confirma Dick Lester. “Mandaram uma fita demo com umas 11 e eu escolhi seis de forma bem arbitrária, por achar que eu poderia fazer algo com elas. Foi bem casual mesmo e eu as encaixei no filme onde achei que fosse ficar bom.” Três meses depois da gravação, Paul e os Beatles foram filmados cantando “The Night Before” na planície de Salisbury, cercado por tropas e tanques. A planície, localizada basicamente em Wiltshire, é a sede do Centro de Treinamento do Exército, uma área de 388 quilômetros quadrados usada 340 dias por ano como campo de tiro.
Esse texto aí, foi escrito por Steve Turner em seu livro “The Beatles – Todas as músicas – Todas as letras – Todas as histórias”, lançado no Brasil em 2016 pela editora Sextante. E aqui, a gente confere o simplório texto de Hunter Davies no livro “As Letras dos Beatles – A História por Trás das Canções”, também lançado no Brasil em 2016 pela editora Planeta. É muito ruim!
“Música subestimada de Paul, que se supõe ter sido composta quando vivia na Wimpole Street, e que não foi muito bem avaliada por alguns críticos. Tive de me esforçar para me recordar dela, já que o título parecia desconhecido. Quando toquei a faixa, no entanto, tudo voltou e me lembrei de que gostava dela, em especial da frase “Last night is the night I will remember you by” (Esta noite é a noite pela qual vou me lembrar de você). É uma canção de amor animada mas triste, que lembra uma última noite juntos; ela lhe disse mentiras ou não, antes de se separarem? Parece um adeus a Jane...”.

Um comentário:

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!