domingo, 18 de março de 2018

MAFALDA - A MENINA QUE ADORAVA OS BEATLES


Essa postagem super bacana, apareceu aqui originalmente em março de 2013. Quem não viu, confere agora, quem já viu, confere de novo! Desta vez, com um abraço para a amiga Denise Alencar. Valeu!
Embora as tirinhas da Mafalda tenham sido produzidas entre as décadas de 1960 e 1970, a obra de Quino continua atual e instigante. Difícil não se surpreender com a lucidez da personagem em relação às questões do mundo.
Para relembrar: Mafalda tem seis anos, é fã dos Beatles e odeia sopa. Vive refletindo sobre a sociedade de consumo, o papel da televisão, a alienação, a política que favorece minorias e por aí vai. Ela ainda observa como os adultos não cumprem aquilo que ordenam às crianças.
Além dos pais de Mafalda, um corretor de seguros e uma dona de casa, fazem parte desse universo: Susanita, que quando crescer, quer casar com um marido, o garoto Manolito que, por influência do pai comerciante, só pensa em como ganhar mais dinheiro e Miguelito, o menino de bom coração que se esforça para entender o que Mafalda diz, mas acaba sempre compreendendo o que é dito de modo literal.
Resultado de imagem para mafalda beatles
Aos 50 anos, suas tirinhas parecem terem sido escritas ontem. “Sem ir muito longe, ano passado saiu na Itália um livro sobre Mafalda. O mais incrível é como muitas histórias pareciam fazer referência direta à campanha de Berlusconi”, comenta o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, que a deu vida à garotinha de 1964 a 1973.
Uma garota idealista e sincera, louca pelos Beatles, Mafalda nunca se calou diante da inquietude que lhe causava um mundo adulto que não lhe oferecia respostas satisfatórias, algo que persiste até o século 21. Para Quino, “nossa obrigação é acreditar que o futuro vai ser melhor, mas no fundo sabemos que tudo continuará sendo como até agora”. Que, como Mafalda, possamos ser críticos diante da realidade que nos é apresentada. Sinceros, talvez, irônicos, mas sempre dispostos à mudança que existe, às vezes, somente nos corações de crianças de 6 anos.
Resultado de imagem para mafalda beatles

2 comentários:

  1. Eduuu... Amei! obrigada!!!! O blog fica mais bonito com os anos e não canso de me surpreender e me admirar como consegue fazer... as postagens, escolher os vídeos, as fotos e ainda fazer as artes tão legais... A mosca do Raul ficou show... adorei! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Amo!! E adorei a capa com a Mafalda e os Beatles juntos. Parabéns pelo belo trabalho no blog!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!