Uma canção conduzida por rimas fortes em que o estudante de medicina Maxwell Edison usa seu martelo de prata para matar primeiro a namorada, depois um palestrante e finalmente um juiz. Tudo isso numa interpretação confiante ao estilo vaudeville, na qual o único indicativo do recente interesse de Paul pela vanguarda era a menção à patafísica — conceito criado por Alffed Jarry (1873-1907), pioneiro francês do teatro do absurdo, para descrever uma filosofia que iria além da metafísica. Ele a definiria como “a ciência das soluções imaginárias”. “John me disse que ‘Maxwells Silver Hammer era sobre a lei do carma”, diz Tony King, ex-funcionário da Apple. “Estávamos conversando um dia sobre ‘Instant Karma’ (single solo gravado por John em 1970, com Yoko Ono e a Plastic Ono Band) porque tinha acontecido algo onde ele tinha sido espancado e dissera que aquilo era exemplo de carma instantâneo. Eu perguntei se ele acreditava nessa teoria. Ele disse que sim e que ‘Maxwell’s Silver Hammer’ tinha sido a primeira canção deles sobre isso. Falou que a ideia por trás da canção era a de que, no minuto em que você faz algo que não esteja certo, o martelo de prata de Maxwell vai cair sobre a sua cabeça.” Paul diria na época que “a canção epitomiza as perdições da vida. Quando tudo estava indo tão bem, ‘bang bang’, vem o martelo de prata de Maxwell e arruina tudo”. O martelo era “de prata” por nenhuma outra razão que o fato de se encaixar melhor na métrica. John mais tarde contaria que eles levaram três dias adicionando elementos à canção, pois Paul achava que ela poderia ser um single. “Ele fez tudo para transformá-la num single, e nunca foi, e nunca poderia ter sido.” Steve Turner.
‘Maxwell’s Silver Hammer’ foi criada para o álbum The Beatles (álbum branco) em outubro de 1968, porém não foi gravada. Ensaiada em janeiro de 1969 no Twickenham Film Studios, conforme pode ser visto no filme Let It Be, sua gravação teve início no dia 9 de julho de 1969. No dia 14 de agosto foi mixada para estereo e no dia 25 de agosto de 1969 editada para a fita master. Participaram da gravação final: Paul McCartney - vocal principal, vocalização, overdubb de guitarra e piano; George Harrison - vocalização, baixo, guitarra e sintetizador Moog; Ringo Starr - vocalização, bateria e bigorna (o som do martelo prata de Maxwell) e George Martin tocou um órgão Hammond. John Lennon não participou.
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