"Long Cool Woman in a Black Dress" (também conhecida apenas como "Long Cool Woman") é uma música original gravada por The Hollies e escrita por Allan Clarke, Roger Cook e Roger Greenaway para o álbum "Distant Light", lançado em 8 outubro de 1971 no Reino Unido e em April 1972 nos States. Também foi lançada como single, vendendo 1,5 milhão de cópias nos Estados Unidos e dois milhões em todo o mundo. Chegou ao número 2 na Billboard Hot 100 em setembro de 1972.
Quando "Long Cool Woman" foi gravada no AIR Studios, o produtor do grupo, Ron Richards, estava doente e, como resultado, a música foi produzida pelo grupo. "Long Cool Woman" é diferente da maioria das outras canções dos Hollies, já que não há harmonias vocais em três partes, e a música tem guitarras e trabalho vocal principal de Allan Clarke. Após seu retorno, Ron Richards somente fez a mixagem da gravação. "Long Cool Woman" foi composta no estilo "Swamp Rock" do Creedence Clearwater Revival, em termos de estilo vocal, rítmico e melódico. Surgiu na primavera de 1972. Clarke imitou o estilo vocal de John Fogerty, baseado na música do Creedence "Green River".
No Reino Unido (terra natal), foi apenas um sucesso modesto para a banda, chegando ao número 32 nas paradas. No entanto, tornou-se um sucesso surpreendente nos Estados Unidos, chegando ao número 2 por duas semanas atrás apenas do mega sucesso "Alone Again (Naturally"), de Gilbert O'Sullivan. Aqui, no Baú, a gente confere dois vídeos incríveis dessa música matadora dos Hollies: o primeiro, com uma modelona toda gostosona e a música somente como fundo e o segundo, com a banda, em alta resolução, comandada pelo grande Allan Clark. Absolutamente sensacional! THE HOLLIES!
Muito bom! Conheço pouco da banda, vou procurar ouvir mais.
ResponderExcluirAdoro os Holies. Uma das minhas bandas prediletas de software rock.
ResponderExcluir