Agora, com a atualização de "Ob La Di Ob La Da", ficam faltando apenas "Blackbird", "Everybody's Got Something To Hide Except Me And My Monkey", "Sexy Sadie" e "Helter Skelter" para completar a longa maratona de postar todas as 30 faixas do Álbum Branco, trabalho que teve início no começo de novembro. A última vez que "Ob La Di Ob La Da" apareceu aqui foi em 10 de julho de 2017 e acho que essa musiquinha animada e feliz, volta em boa hora - em seguida à morte de John Lennon.
"Depois de quase duas semanas engolindo “Revolution # 9, a vingança de Paul Mcartney foi transformar as sessões de seu animado reggae "Ob-La-Di, Ob-La-Da" em maratonas extenuantes de dias inteiros, levando o grupo a fazer dezenas de execuções enquanto elaborava ajustes minuciosos de vários aspectos melódicos e rítmicos. O alvoroço de Paul perturbou John Lennon, cujo humor descambou rapidamente do entusiasmo para o tédio e depois para a mais amarga antipatia. Depois de dezenas de tomadas, quando Paul anunciou que não estava satisfeito e queria regravar tudo desde o início, Lennon finalmente explodiu, fulminando e cuspindo. Como relembra o engenheiro de som Geoff Emerick, John saiu xingando e batendo a porta. Voltou algumas horas mais tarde bem doidão, com os olhos revirados e faiscantes. "Estou muito doidão!", gritou, se agarrando ao piano mais próximo. "E é assim", berrou, olhando furiosamente para Paul, "Essa é a sua maldita introdução! É assim que a porra da canção deve ser!". Furiosamente, Lennon martelou uma introdução de alguns toques que, de forma surpreendente, pareceu ter resolvido o enigma rítmico da melodia. Como registrou Emerick, Paul ficou furioso e encantado ao mesmo tempo. "Vamos fazer do seu jeito", sibilou. E fizeram, encontrando a linha melódica que durante tanto tempo tinha escapado de suas mãos". Peter Amos Carlin – Paul McCartney – Uma Vida.
“Ob-La-Di, Ob-La-Da", é uma das mais famosas e conhecidas músicas dos Beatles. É a 4ª faixa do lado A do disco 1 do Álbum Branco duplo lançado em 1968. Foi composta por Paul McCartney e lançada como single tempos depois e alcançou grande sucesso no Reino Unido, onde tornou-se primeiro lugar nas paradas de sucesso britânicas em uma regravação com o grupo The Marmelade no mesmo ano do lançamento oficial pelos Beatles. “Ob-La-Di, Ob-La-Da, Life goes on, bra”, significa algo como “Ob-La-Di, Ob-La-Da, a vida vai continuar, brother”.
"Depois de quase duas semanas engolindo “Revolution # 9, a vingança de Paul Mcartney foi transformar as sessões de seu animado reggae "Ob-La-Di, Ob-La-Da" em maratonas extenuantes de dias inteiros, levando o grupo a fazer dezenas de execuções enquanto elaborava ajustes minuciosos de vários aspectos melódicos e rítmicos. O alvoroço de Paul perturbou John Lennon, cujo humor descambou rapidamente do entusiasmo para o tédio e depois para a mais amarga antipatia. Depois de dezenas de tomadas, quando Paul anunciou que não estava satisfeito e queria regravar tudo desde o início, Lennon finalmente explodiu, fulminando e cuspindo. Como relembra o engenheiro de som Geoff Emerick, John saiu xingando e batendo a porta. Voltou algumas horas mais tarde bem doidão, com os olhos revirados e faiscantes. "Estou muito doidão!", gritou, se agarrando ao piano mais próximo. "E é assim", berrou, olhando furiosamente para Paul, "Essa é a sua maldita introdução! É assim que a porra da canção deve ser!". Furiosamente, Lennon martelou uma introdução de alguns toques que, de forma surpreendente, pareceu ter resolvido o enigma rítmico da melodia. Como registrou Emerick, Paul ficou furioso e encantado ao mesmo tempo. "Vamos fazer do seu jeito", sibilou. E fizeram, encontrando a linha melódica que durante tanto tempo tinha escapado de suas mãos". Peter Amos Carlin – Paul McCartney – Uma Vida.
“Ob-La-Di, Ob-La-Da", é uma das mais famosas e conhecidas músicas dos Beatles. É a 4ª faixa do lado A do disco 1 do Álbum Branco duplo lançado em 1968. Foi composta por Paul McCartney e lançada como single tempos depois e alcançou grande sucesso no Reino Unido, onde tornou-se primeiro lugar nas paradas de sucesso britânicas em uma regravação com o grupo The Marmelade no mesmo ano do lançamento oficial pelos Beatles. “Ob-La-Di, Ob-La-Da, Life goes on, bra”, significa algo como “Ob-La-Di, Ob-La-Da, a vida vai continuar, brother”.
Paul ouviu as palavras "Ob-la-di Ob Ia da" serem pronunciadas pela primeira vez pelo nigeriano Jimmy Scott. músico de conga que ele conheceu no clube Bag o'Nails, no Soho, em Londres. Um personagem extravagante com seus óculos escuros e roupas africanas, Scott nasceu em Sapele, Nigéria, e foi para a Inglaterra nos anos 1950, e lá trabalhou nos clubes de jazz do Soho. Compôs a trilha de algumas das cenas de dança no filme She (1965). Scott era famoso pelas frases de efeito. Sua esposa, Lucrezia, diz que "ob Ia di, ob Ia da" é uma tradução fonética de algo que o pai costumava dizer a ele na língua urhobo, usada pelo povo warri no meio-oeste da Nigéria. "Tinha um significado especial que ele nunca contou a ninguém", ela diz. "Nem mesmo os Beatles sabiam o que significava. Uma vez perguntei a Paul o que significava, e ele disse que achava que era 'Comme ci, comme ça' mas não é isso.
Para Jimmy, era como uma filosofia que ele carregou a vida toda". Lucrezia diz que a expressão era bastante conhecida porque nos shows ele dizia "Ob Ia di", e o público gritava "Ob Ia da", e depois Scott respondia "life goes on". O fato de Paul ter usado o seu lema como base de uma música gerou polêmica. "Ele ficou incomodado quando fiz a música com a expressão porque queria receber direitos. Eu falei "qual é, Jimmy. É só uma expressão. Se você tivesse escrito a música, poderia receber uma parte", Paul disse à Playboy em 1984. Jimmy Scott tocou congas na gravação (5 de julho de 1968) - única ocasião em que trabalhou com os Beatles. Lucrezia se lembra de ter sido chamada para ouvir uma gravação em playback e levar um papel timbrado da Ob-la-di Ob-la-da Band para mostrar a Paul como soletrar a frase. Naquele mesmo ano, Jimmy apareceu no álbum Beggar's Banquet, dos Rolling Stones, e, em 1969, no show gratuito dos Stones no Hyde Park. Na mesma época, ele foi preso e levado para a prisão de Brixton para aguardar julgamento por não pagar pensão para a ex-mulher. Scott pediu à polícia para contatar o escritório dos Beatles e ver se Paul acertaria sua monstruosa dívida com o processo. Paul o fez, com a condição de que Jimmy retirasse a queixa contra ele por causa da música. Scott deixou a Inglaterra em 1969 e só voltou em 1973, quando mergulhou no projeto Pyramid Arts no leste de Londres, dando oficinas de música africana e percussão. Em 1983, ele se juntou ao Bad Manners e ainda estava com o grupo quando morreu em 1986.
A base da letra de "Ob-la-di Ob Ia da" foi composta na Índia. Paul já tinha em sua cabeça o refrão citado por Jimmy Scott e após isso criou uma letra bobinha, porém de conteúdo muito alegre e dançante, que narra o encontro de Desmond e Molly Jones, que segue a linha de “Eleanor Rigby”, no caso de Molly Jones, já que esta é uma personagem fictícia. Já Desmond é um tributo a Desmond Dekker, lenda do reggae bastante apreciado por Paul que assim lhe prestou homenagem. "Ob-la-di Ob-la-da" é citada como o primeiro exemplo de ska branco. Mesmo sendo uma frase de urhobo, a música que Paul compôs em torno dela e os personagens eram da Jamaica. Quando gravou os vocais, McCartney cometeu um erro ao cantar Desmond, em vez de Molly, "stayed at home and did his pretty face". Como os outros Beatles gostaram da escorregadela, foi mantida. Paul adorava sua criação e queria que fosse lançada como single. John Lennon sempre a odiou.
Geoff Emerick disse que a “cereja no bolo” para esgotar sua paciência e pedir demissão foi as gravações de “Ob-La-Di, Ob-La-Da”. “Aquilo era um pesadelo técnico e levou mais de dez dias para terminar. Numa ocasião, no calor das tensões, George Martin se inclinou ao microfone e sugeriu à Paul como ele deveria cantar certa parte da canção e Paul simplesmente virou para a cabine e disse: ‘Se acha que pode fazer melhor, então venha cantar você!”. Ainda segundo Emerick, John Lennon dizia abertamente que “odiava a música” e a chamava de “a baladinha de merda do Paul”. Num dos dias de gravação, Lennon se emputeceu e saiu para espairecer e retornou algumas horas depois, totalmente dopado, dizendo em alto e bom som que nunca tinha estado daquele jeito antes. Então ele se sentou no piano e tocou a introdução dizendo que era aquilo que a música precisava, um pouco de animação. Aqueles acordes foram parar na edição final. “Ob-La-Di, Ob-La-Da” aparece, além do Álbum Branco, no álbum 1967-1979 (azul) e no Anthology 3.
Tenso. Mas no final divertido.
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