quarta-feira, 20 de março de 2019

JOHN LENNON - INSTANT KARMA (WE ALL SHINE ON) - SENSACIONAL!


No dia 26 de janeiro de 1970, John Lennon compôs "Instant Karma". Essa faixa é uma das três músicas solo de Lennon, juntamente com "Imagine" e "Give Peace a Chance", a entrar no Rock and Roll Hall of Fame. "Instant Karma" é uma das músicas lançadas de forma mais rápida na história da música pop. Foi gravada em Abbey Road no mesmo dia em que foi escrita e lançada apenas dez dias depois. Lennon, certa vez, chegou a dizer que "escreveu no café da manhã, gravou para o almoço e lançou no jantar". Foi produzida por Phil Spector e participaram da gravação: o próprio John Lennon, guitarra e piano; Billy Preston, teclados; Klaus Voorman no baixo e backing vocals; Alan White na bateria; George Harrison na guitarra e backing vocals; Yoko Ono, Allen Klein e Mal Evans, backing vocals. O resultado realmente ficou perfeito e o compacto foi lançado em 6 de fevereiro de 1970.
O título veio de Melinde Kendall, esposa do ex-marido de Yoko Ono, Tony Cox. Ela usou a frase em uma conversa durante a estadia de Lennon e Ono com eles na Dinamarca em dezembro de 1969. Lennon tornou-se familiarizado com o conceito de karma durante o despertar espiritual dos Beatles em 1967. A crença oriental apresenta uma série de crenças religiosas e tradições. John escreveu a letra com a intenção que as pessoas assumissem a responsabilidade por suas ações. Para gravá-la, ele reservou o Studio Two da EMI, em Abbey Road e George Harrison foi quem sugeriu a Lennon que Phil Spector produzisse a faixa. “Instant Karma” foi lançada no Reino Unido em 6 de fevereiro de 1970, e entrou nas paradas de singles no dia 21 de fevereiro, chegando ao número cinco. Ao todo passou nove semanas nas paradas. O lado B – “Who Has Seen The Wind?” era uma balada acústica, escrita por Yoko Ono e produzida por Lennon. O lançamento nos EUA veio duas semanas depois, em 20 de fevereiro. Alcançou a posição número três na Billboard Hot 100. “Instant Karma” foi o primeiro single solo de um ex-Beatle a vender mais de um milhão de cópias somente nos Estados Unidos.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK8vo9xng6hQtpSMqF98a3uBrTy2q5qBY4tL1Wy_Bd_IjUrS8s9Bdt0nlngng5y5H34YBok5P9hI5T6CxHbRhCTe9ksKRWDwKLIO6YRaUuCh5qZbjWYgyvuDUP5FZuDZn_p1BzRzKRljM/s400/
O programa produzido pela BBC, Top Of The Pops, foi um dos principais programas de televisão por algum tempo na década de 60, e os Beatles apareceram nele cinco vezes. Em 11 de fevereiro de 1970, John Lennon foi o primeiro dos Beatles a aparecer neste show como artista solo apresentando sua mais nova criação e sucesso em potencial, "Instant Karma" com a Plastic Ono Band. A apresentação foi em parte devido à ânsia de Lennon de lançar o single, deixando-o com pouco tempo para gravar um vídeo. A Plastic Ono Band nessa ocasião era John Lennon nos vocais e piano, Klaus Voormann no baixo, Mal Evans no pandeiro, Alan White na bateria, e o funcionário da Apple e futuro jornalista de música Jimmy Fallon no baixo e pandeiro. Yoko Ono fez crochê de olhos vendados e também segurou cartas durante partes da música. “Instant Karma” foi tocada ao vivo por Lennon e sua banda de plástico, em apenas duas ocasiões, no One to One Concerts - shows beneficentes para crianças deficientes. Os dois concertos aconteceram na tarde e noite do dia 30 agosto de 1972, no Madison Square Garden, em Nova York.

Um comentário:

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!