sábado, 8 de junho de 2019

PAUL McCARTNEY - THE INCH WORM - SENSACIONAL


“The Inch Worm”, foi composta por Frank Loesser e originalmente interpretada por Danny Kaye no filme de 1952 “Hans Christian Andersen”. Também chamada ocasionalmente de “Inchworm”, a canção infantil é mais conhecida por seu refrão aritmético. O verso é repetidamente cantado em contraponto com o refrão no final da música. Frank Loesser adorou o desafio intelectual de tal composição contrapontística que ele também fez em outras obras como Tallahassee. O compositor recebeu uma carta de agradecimento, assinada sob pseudônimo: “É simples, mas é tão intrincado, a harmonia é perfeita e o contraponto - bem, só me dá dor de cabeça quando eu penso em como seria escrever ... Respeitosamente, uma lagarta do Kansas". Ele ficou tão comovido com isso que colocou um anúncio no maior jornal de Lawrence, Kansas - o Daily Journal World - em agradecimento. Seu correspondente escreveu novamente, revelando-se a professora Emily Preyer.

No filme, um refrão de crianças canta a seção "aritmética" repetidamente dentro de uma pequena sala de aula, melancolicamente e de cor, enquanto Andersen, ouvindo do lado de fora, observa uma lagarta nas flores e canta a parte principal da música. “The Inch Worm” foi regravada por uma lista enorme de cantores, incluindo John Coltrane, Doris Day, Kenny Loggins, Kurt Wagner e Mary Hopkin (produzida por Paul McCartney em seu álbum de estreia em 1969 "Post Card"). Também apareceu em esquetes na Vila Sésamo de Jim Henson e no The Muppet Show; a música foi interpretada uma vez por Charles Aznavour, e mais uma vez com Danny Kaye e os Muppets quando ele esteve no programa.

“The Inch Worm”
era uma das canções que Jim McCartney tocava para os filhos ou em reuniões familiares nos anos 50. Assim, quando Paul McCartney resolveu gravar seu décimo quinto álbum solo de estúdio em 2011 - consistindo principalmente de covers de música pop tradicional e jazz - que chamou de “Kisses on the Bottom”, “The Inch Worm” foi uma das 14 selecionadas. A gravação aconteceu em abril de 2011 no Capitol Studios em Los Angeles. Foi produzida por Tommy LiPuma tendo Al Schmitt como engenheiro. O arranjo rítmico foi de Diana Krall. Participaram: Paul McCartney – vocais; Diana Krall - piano; John Pizzarelli - violão; Robert Hurst – baixo e Karriem Riggins: bateria. O coral infantil, conduzido por Scottie Haskell foi composto por Chloe Arzy, Johnson Evyn, Johnson Makiah, Michael Johnson, Delany Meyer, Lua Ilsey, Sabrina Walden e Sasha Walden.

Nenhum comentário: