sexta-feira, 7 de junho de 2019

PAUL SIMON - KODACHROME - SENSACIONAL!*********


“There Goes Rhymin' Simon” foi o terceiro álbum de estúdio solo de Paul Simon, lançado em 5 de maio de 1973. Contém músicas abrangendo vários estilos e gêneros e recebeu duas indicações no Grammy Awards de 1974, incluindo o de Melhor Performance Pop Vocal Masculino e Álbum do Ano. O carro-chefe do álbum é a fantástica e radiante "Kodachrome", canção escrita e gravada por Paul Simon, também lançada como single com “Tenderness” como lado B. A música tem o nome do formato de filme Kodak 35mm Kodachrome. Depois de uma resenha na Billboard elogiando as letras "alegremente antissociais" de Simon"Kodachrome" estreou em # 82 no Hot 100 no fim de semana de 19 de maio de 1973.

Quatro semanas depois de sua estreia no Hot 100, a música pulou para o número 9, atrás de “Give Me Love (Give Me Peace On Earth)" de George Harrison. Duas semanas depois, "Kodachrome" alcançou a 2ª posição na Billboard Hot 100, atrás de “Will It Go Round in Circles” de Billy Preston. "Kodachrome" também alcançou o 2 ° lugar no Adult Contemporary Chart da Billboard.

A letra remete a recordações dos tempos de escola quando tudo era mais feliz e colorido. Kodachrome é uma música sobre lembranças e como elas não combinam com a realidade. As lembranças são representadas por fotografias, que são apenas trechos do que realmente aconteceu, sem contexto, devido ao tempo, falta de informação ou auto-ilusão. Sua mente é a câmera que colore suas lembranças. Como "Kodachrome" era uma marca de propriedade da Kodak, Simon foi obrigado a citar isso no álbum e também incluir uma marca registrada (®) após o título da música. A Kodak mais tarde usaria a música em comerciais de televisão promovendo o filme. Em uma entrevista realizada em novembro de 2008, Paul Simon disse que o que ele tinha em mente ao escrever a música era chamá-la de "Going Home". No entanto, isto teria sido "muito lugar comum", e ele apareceu com "Kodachrome", por causa de seu som semelhante e maior potencial inovador. Aqui a gente confere a música com Paul Simon e com Simon & Garfunkel no inesquecível Concert In Central Park, onde a dupla ainda emendou com "Mabellene". Sensacional!

2 comentários:

roque22 disse...

Escutava muito esta musica no radio em 73,74. Bela recordação.

roque22 disse...

Na verdade, nos anos de 74 e 75 nas Radios Cruzeiro e Bahia. Show historico no Central Park