quarta-feira, 29 de abril de 2020

JOHN LENNON - COLD TURKEY - SENSACIONAL!!! ✶✶✶✶✶


“A temperatura está subindo, a febre está alta. Não posso ver o futuro, não posso ver o céu. Meus pés estão tão pesados, minha cabeça também. Queria ser um bebê. Queria estar morto”. Assim é a primeira estrofe de “Cold Turkey”, o segundo single não-Beatles de John Lennon. Uma representação nua e crua da experiência de abstinência de heroína. Foi gravada entre o final de setembro e início de outubro de 1969, produzida por John Lennon e Yoko Ono e lançada em 20 de outubro de 1969 nos Estados Unidos e 24 de outubro de 1969 no Reino Unido. A gravação era creditada à Plastic Ono Band e participaram John Lennon nos vocais e guitarra; Eric Clapton que toca a guitarra solo; Klaus Voormann no baixo e Ringo Starr na bateria.O Baú do Edu: JOHN LENNON - COLD TURKEY- ABSOLUTAMENTE DEMAIS!
De acordo com Peter Brown (ex-acessor de imprensa dos Lennons) em seu livro “The Love You Make”, John Lennon chegou a apresentá-la a Paul McCartney, querendo que fosse lançada como compacto pelos Beatles. Mas a resposta foi não. Enfurecido, Lennon rapidamente convocou os músicos e gravaram o mais depressa possível. Foi a primeira vez que o nome de John Lennon apareceria sozinho no crédito de uma música. Seu single anterior, “Give Peace a Chance”, ainda foi assinado como "Lennon e McCartney". A referência direta de “Cold Turkey”, até porque é difícil fugir dessa ligação óbvia, é o vício da heroína que o casal curtia naqueles tempos.
Lennon e Ono se tornaram viciados em drogas em 1968, enquanto os Beatles estavam fazendo o Álbum Branco. Ele se referiu ao seu hábito em músicas como "Happiness Is A Warm Gun" ("Eu preciso de um conserto porque estou caindo") e "Everybody’s Got Something to Hide Except Me and My Monkey" ("Quanto mais fundo você vai, mais alto você voa"). No final do verão daquele ano, ele e Ono optaram por se livrarem da heroína, passando pelo processo conhecido como COLD TURKEY, no qual o hábito é eliminado bruscamente sem redução ou suplementos graduais. 'Cold Turkey', na gíria dos junkies, é a chamada crise de abstinência.

Lennon gravou demos da música no começo de setembro de 1969. A primeira tomada foi uma passagem simples; a segunda tinha vocais duplos e uma versão embrionária da linha de guitarra mais tarde adicionada por Eric Clapton no estúdio. Esta versão apareceria mais tarde no álbum de 2004 "John Lennon Acoustic". Uma terceira versão contou com Yoko Ono nos vocais, acrescentando gargalhadas e gritos. Lennon levou essas demos para os Beatles e descaradamente sugeriu que gravassem como o próximo single do grupo. Ciente de que recusariam, ele optou por lança-la sob a chancela da Plastic Ono Band.

“Cold Turkey” foi tocada em 13 de setembro de 1969 no Festival de Rock 'n' Roll de Toronto. O show foi a estreia da Plastic Ono Band, e “Cold Turkey” foi apresentada como uma música totalmente nova. Tão nova era que Lennon leu a letra de uma folha de papel mantida por Ono. Doze dias após o festival de Toronto, a Plastic Ono Band fez sua gravação de “Cold Turkey”. A formação da banda era a mesma do show de Toronto, além de Ringo Starr substituindo Alan White na bateria. A sessão ocorreu nos estúdios da EMI em Abbey Road, Londres. O grupo gravou 26 tomadas antes de desistir. Três dias depois, em 28 de setembro, o grupo se reuniu novamente no Trident Studios e gravou a música para satisfação de Lennon.
“Cold Turkey” foi lançada nos EUA em 20 de outubro de 1969, chegando ao número 30. Quatro dias depois, foi lançada no Reino Unido, alcançando o número 14. O lado 2 era “Don't Worry Kyoko”, de Yoko Ono. No dia 26 de novembro, John Lennon devolveu sua MBE ao Palácio de Buckingham, juntamente com uma declaração que dizia: “Estou devolvendo esta MBE em protesto contra o envolvimento da Grã-Bretanha na questão Nigéria-Biafra, contra nosso apoio à América no Vietnã e contra a queda de Cold Turkey nos gráficos. Com amor, John Lennon".

Nenhum comentário: