quinta-feira, 25 de junho de 2020

THE BEATLES - IF I FELL - MIL, NOTA MIL! ✶✶✶✶✶✶✶✶✶


"If I Fell" foi a primeira tentativa de Lennon de escrever uma faixa lenta e bonita para um disco dos Beatles. "As pessoas esquecem que John escreveu algumas boas baladas", disse McCartney. "Tendem a pensar nele como um cara de humor negro, agressivo e abrasivo, mas ele realmente tinha um lado muito caloroso, o que ele não gostava de mostrar muito, caso fosse rejeitado".

Lennon disse que a letra - na qual ele implora a um novo amor por carinho depois de ter sido magoado pela última garota - era "semiautobiográfica, mas não conscientemente". Aparentemente, os versos tinham pouco a ver com a vida dele: ele estava com a esposa, Cynthia, há anos, e o filho deles, Julian, tinha quase um ano. Mas musicalmente, era uma das músicas mais inteligentes de Lennon até então: os truques harmônicos de sua abertura incomum e excêntrica estavam muito além do que as outras bandas estavam fazendo na época, e estava "pingando acordes", disse McCartney. Também apresentou uma das melhores vocalizações dos Beatles. John e Paul compartilharam um único microfone para suas harmonias à Everly Brothers"If I Fell" foi a precursora de “In My Life”, apontou Lennon mais tarde. "Ela tem as mesmas sequências de acordes, esse tipo de coisa. Mostra que eu escrevia baladas de amor sentimentais, canções bobas de amor, já naquela época".

“If I Fell” é uma das mais belas canções de John Lennon e fala sobre uma relação ilícita. Ele pede à mulher em questão uma garantia de que, caso deixe a esposa para ficar com ela, será amado como nunca foi antes. E sobre alguém preocupado em evitar um confronto. No primeiro esboço ele escreveu “I hope that she will cry/ When she hears we are two”, em vez da versão final mais suave “And that she will cry...” Isso sugere que imaginava uma forma cruel de prazer quando sua parceira descobrisse sua infidelidade. A crueldade ainda está lá, mas é mais difícil de detectar. John afirmou que a canção era “semiautobiográfica” e sabe-se que ele era infiel a Cynthia, apesar de ela não saber disso na época. John viu isso como sua primeira balada de fato e uma precursora de “In My Life”, sua canção sobre crescer, que usaria a mesma sequên­cia de acordes. Steve Turner
Os Beatles dublaram "If I Fell" durante o filme A Hard Day's Night. A cena acontece enquanto a equipe está montando o equipamento antes da apresentação. Divertidamente, Lennon canta a canção de amor para Ringo Starr"If I Fell" tornou-se parte do repertório ao vivo dos Beatles em 1964. Como a única balada executada pelo grupo na época, ela frequentemente sofria por sua incapacidade de ser ouvida, sufocada pelos gritos das plateias histéricas. As versões ao vivo eram tipicamente mais rápidas que a gravação em estúdio. Gravações piratas também mostram Lennon e McCartney tentando em vão reprimir o riso enquanto cantam a música. Os Beatles gravaram "If I Fell" duas vezes para a rádio BBC. Primeiro em 14 de julho de 1964 na Broadcasting House, em Londres, e foi transmitido dois dias depois no programa Top Gear. A segunda vez ocorreu em 17 de julho no BBC Paris Studio, em Londres, e foi transmitida pela primeira vez em 3 de agosto.
"If I Fell" foi composta basicamente por Lennon, com uma pequena ajuda de Paul McCartney. Foi gravada pelos Beatles em 15 takes em 27 de fevereiro de 1964 e lançada como a terceira faixa do álbum A Hard Day's Night, em 10 de julho de 1964. Foi produzida por George Martin e teve como engenheiro Norman SmithOs Beatles estão em seus instrumentos habituais: John Lennon canta e toca violão; Paul McCartney canta e toca baixo; George Harrison toca guitarra e Ringo Starrbateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!