No dia 30 de junho de 1966, os Beatles e sua comitiva chegaram ao Haneda Airport, em Tóquio, às 3h40 (tendo perdido um dia em razão da diferença de fuso horário). Do aeroporto, seguiram para o Tokyo Hilton, onde todo um andar fora reservado para eles. À noite, foi o show no Nippon Budokan Hall que reuniu mais de 10 mil fãs enlouquecidos. Houve vários protestos da direita japonesa, incluindo ameaças de morte, contra a apresentação dos Beatles no Budokan Hall, templo sagrado destinado às artes marciais, visto como santuário nacional dos mortos da Segunda Guerra. Portanto, era considerado um sacrilégio uma banda de rock tocar em seu palco. Por causa dessas ameaças, os japoneses montaram um esquema de segurança entre o aeroporto e o hotel, com 30 mil homens uniformizados. Depois dos Beatles, o Nippon Budokan Hall, veio a se tornar um dos principais locais para shows de rock em Tóquio.
No dia seguinte, 1º de julho, novamente no mesmo palco do Nippon Budokan Hall, os Fab Four fizeram dois shows, sendo que o primeiro foi filmado pela TV japonesa. No dia 2 de julho foi a última apresentação no Japão, também na mesma casa: Nippon Budokan Hall. A histeria dos fãs é tamanha e o esquema de segurança do Exército tão rígido que os Beatles não puderam sair do hotel e, para comprarem algumas lembranças, comerciantes locais foram até sua suíte, onde lhes venderam quimonos, tigelas e outros objetos a preços exorbitantes.
Do Japão, os Beatles enviaram um telegrama para a EMI informando o título para seu próximo álbum: “Revolver”. Depois de partirem da Terra do Sol Nascente, fizeram uma escala em Hong Kong e seguiram para Manila nas Filipinas, onde passaram os piores momentos de suas vidas - essa história, a gente confere AQUI. E aqui, a gente se diverte com os Beatles ao vivo no Japão - show completo. Obrigado, valeu, arigatô!
The Best. Fora de série!!! Pena que os jovens de hoje não puderam ter a oportunidade de ve-los. Agora curtem essa porcaria de funk.
ResponderExcluir