Gone Troppo foi o décimo álbum de estúdio de George Harrison, lançado 5 de novembro de 1982, pela Dark Horse Records. Inclui "Wake Up My Love", lançada como single, e "Dream Away", que foi a música tema da produção Time Bandits de 1981 da HandMade Films. Harrison produziu o álbum com Ray Cooper e o ex-engenheiro dos Beatles, Phil McDonald.
Com Harrison desinteressado na cena musical contemporânea e sem vontade de promover o lançamento, Gone Troppo falhou nas paradas no Reino Unido e foi seu único álbum de estúdio pós-Beatles a não entrar no top 20 nos Estados Unidos. Pelos próximos cinco anos, ele teve um longo hiato de sua carreira musical, com apenas a gravação de trilhas sonoras ocasionais.
No início dos anos 1980, Harrison achava o clima musical atual alienante. Seu álbum de 1981, Somewhere in England vendeu razoavelmente bem, auxiliado pelo sucesso de tributo a John Lennon, "All Those Years Ago", mas nos Estados Unidos foi o primeiro álbum de Harrison que não recebeu o certificado de ouro da RIAA. Com um álbum restante em seu contrato de gravação atual, Harrison gravou Gone Troppo em 1982, mas se recusou a promovê-lo ou fazer vídeos para os dois singles.
A Warner Bros Records, que distribuiu o selo Dark Horse de Harrison, não sabia como comercializar o álbum e igualou a indiferença do artista ao não promover o lançamento. Gone Troppo alcançou a posição 108 nos Estados Unidos e não alcançou nenhuma posição no Reino Unido.
"Wake Up My Love" e "That's the Way It Goes" foram incluídas no álbum Best of Dark Horse de Harrison de 1976-1989, e a faixa-título também apareceu na versão em CD daquela compilação de 1989. Nenhuma faixa de Gone Troppo foi incluída na coleção Let It Roll de 2009. "That's the Way It Goes" foi tocada por Joe Brown e outros músicos no Concert for George em novembro de 2002 e passou a fazer parte de seus shows. Em 2004, Gone Troppo foi remasterizado e reeditado, tanto separadamente quanto como parte do box de luxo The Dark Horse Years 1976–1992. A reedição adicionou uma versão demo de "Mystical One" como sua única faixa bônus. Aqui, a gente confere a animada faixa título, o single "Wake Up My Love" e o álbum inteiro, caso alguém queira baixar. Hare Krishna!
Não deixe de conferir aqui a superpostagem completíssima sobre esse ótimo e injustiçado clássico álbum de George Harrison. GEORGE HARRISON - GONE TROPPO - 1982
Eu confesso que esse álbum e o de 1981 são os que eu menos gosto na discografia do George, apesar de algumas boas músicas. Até o Extra Texture e o Dark Horse que os críticos detestam, eu gosto mais do que esses dois.
ResponderExcluirMas gosto muito da arte da capa do Gone Troppo :)