Hoje é o aniversário de Julian Lennon, está completando 58 anos. Em sua homenagem, a gente aproveita para rever essa matéria publicada em 8 de abril de 2017. John Charles Julian Lennon nasceu em 8 de abril de 1963 em Liverpool. Julian é o primeiro e único filho de John Lennon com Cynthia Powell, sua primeira mulher. Quando nasceu, seu pai estava estava de férias na Espanha com seu Brian Epstein, que foi escolhido para padrinho.
Nos primeiros anos de Julian, os Beatles estavam sempre excursionando e conquistando o mundo, e assim foi por toda sua primeira infância. Na segunda, teve um pouquinho mais de atenção do pai, mas ele continuava envolvido com os Beatles que continuavam conquistando o mundo. Na terceira, John Lennon já estava envolvido com Yoko Ono. Julian foi quem fez um desenho que inspirou John a escrever um grande clássico dos Beatles, "Lucy in the Sky with Diamonds", que acabou sendo associada à sigla LSD. Quando os Lennon se divorciaram, Julian tinha cinco anos.
Durante o divórcio dos pais, em 68, o “Tio” Paul ia visitá-lo regularmente e um dia, durante o trajeto, pensava no que diria a ele. Assim nasceram os primeiros versos de “HEY JUDE” - originalmente, Hey, Jules. McCartney mudou o nome porque achou que "Jude" era um nome mais fácil de cantar. Depois disso, Julian quase não teve mais contato com John Lennon até o início dos anos 70, quando, a pedido da namorada de seu pai, May Pang (Yoko Ono e Lennon estavam separados temporariamente), ele começou a ver seu pai com um pouco mais de regularidade. John comprou-lhe uma guitarra Gibson Les Paul e uma bateria para o Natal de 1973, e incentivou seu interesse pela música, mostrando-lhe alguns acordes. Julian começou a aprender a tocar guitarra e bateria com 10 anos e gravou com seu pai uma faixinha (que fazia parte do repertório dos Beatles nos tempos de Hamburgo) que encerra o álbum Walls And Bridges, de 74 - “Ya Ya”.
Sobre esse período, ele relembra: "Papai e eu ficamos muito melhor então. Tivemos muita diversão, rimos muito e tivemos grandes momentos em geral quando ele estava com May Pang. Minhas lembranças daquele tempo com papai e May são muito claras - eles foram o momento mais feliz que eu posso me lembrar com eles".
Depois do assassinato de John Lennon, em 1980, o jovem Julian, então com 17 anos, decidiu que também seguiria a carreira musical. A saudade e a carência das pessoas por John Lennon, foram o alicerce para o início de sua carreira - aliados à sua voz e aparência, extremamente parecidos com o jovem John. E a carreira de Julian começou de forma brilhante, com um disco simplesmente espetacular que entou para as paradas das 10 Mais imediatanete em 1984. “Valotte” foi produzido por Phil Ramone e trazia dois grandes sucessos: TOO LATE FOR GOODBYES e a faixa-título, VALOTTE. Em 1985, chegou a ser indicado para o Grammy como artista-revelação.
O segundo álbum, The Secret Value of Daydreaming, de 1986 , foi criticado mas chegou ao 32º lugar na parada da Billboard e produziu o single "Stick Around", que foi seu primeiro nos EUA a entrar no chart. Gravou a música "Because" (não confundir com a dos Beatles), gravada anteriormente por The Dave Clark Five, para o musical “Time” de 1986. Julian Lennon nunca alcançou o mesmo nível de sucesso de Valotte, mas conseguiu um 5º lugar na Austrália com o single "Now You're In Heaven" de 1989, que também deu a ele seu segundo hit número um nos EUA. Em 1991, George Harrison tocou no álbum de Julian“Help Yourself”, mas não foi creditado diretamente. Uma canção do álbum, "Saltwater", alcançou o sexto lugar no Reino Unido e liderou as paradas de singles australianas por quatro semanas. Também durante este tempo ele contribuiu com uma cover de "Ruby Tuesday" dos Rolling Stones para a trilha sonora da série de televisão The Wonder Years. Julian deixou o negócio da música por vários anos e seguiu seus interesses em cozinhar, navegar, esculpir e fotografar. Em maio de 1998, lançou o álbum Photograph Smile sem qualquer sucesso comercial. Alguns críticos elogiaram o álbum como "bem-feito e melódico", concluindo que era "o tipo de música que receberia maiores elogios se não fosse feito por um filho de um Beatle". Em 2006, se aventurou em negócios na Internet, incluindo MyStore.com. Em 2009, criou uma nova parceria com Todd Meagher e Michael Birch chamado theRevolution, LLC. Através desta companhia, Lennon lançou uma canção-homenagem chamada "Lucy", em memória de Lucy Vodden, a menina que inspirou o desenho que inspirou a canção Lucy In The Sky, com renda revertida para a pesquisa de Lupus . Em outubro de 2011, lançou um novo álbum chamado “Everything Changes” que quase não teve repercussão.
Sobre seu pai, John Lennon, Julian disse: "A música de meu pai foi uma grande inspiração para mim. Ele era um grande músico. Ele não era um grande pai. Eu não o odiava, mas tinha medo dele. Eu não conhecia esse homem e a tentativa de se reconstruir uma relação que nunca houve fez com que ele tivesse tanto medo de mim quanto eu dele. Eu me lembro de pequenos momentos como, por exemplo, sentado na frente dele em uma motocicleta indo visitar Ringo.
Sobre Paul McCartney: "Adoro e admiro! Talvez goste mais das músicas dele do que das do meu pai".
Sobre seu meio-irmão, Sean Lennon: "Eu tenho muito amor e respeito por Sean. Eu não tenho nada contra Sean, me importo muito com ele e costumava tomar conta dele. Ele é sangue, ele é meu irmão. Eu amo muito Sean. Eu acho que ele é um cara muito esperto".
Tempo voa... Parabéns para ele!
ResponderExcluir