As filmagens de Magical Mystery Tour, terceiro filme estrelado pelos Beatles, começaram em 11 de setembro de 1967, há mais de 54 anos.
O ônibus colorido de amarelo e azul com estrelas e a logo, partiu sem destino ou direção, e os Beatles não tinham uma ideia de roteiro concreto naquele momento — foram em direção ao sudoeste do Reino Unido e acabaram em Teignmouth, em Devon, na Inglaterra, onde foram recebidos por centenas de fãs.
Basicamente, a história acompanha Ringo Starr e sua tia Jessie em uma jornada no passeio Magical Mystery Tour — todos os Beatles aparecem ao longo do caminho mágico e sem roteiro. Na trajetória, mágicos protagonizados por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e o próprio Ringo intervêm para criar situações inusitadas para o público. Os Beatles também participam com números musicais, ao lado dos integrantes da banda Bonzo Dog Doo Dah Band que cantam a música "Death Cab for Cutie". O conceito para o filme surgiu com Paul McCartney, que teve a ideia da música-título e, ao conversar com os outros, criaram a dinâmica dos diálogos improvisados e clipes dos Beatles para compor a história.
O álbum com a trilha sonora é um disco fantástico. Foi o segundo gravado e lançado pelos Beatles em 1967 (o primeiro foi Sgt. Pepper’s em junho). O disco foi lançado no dia 8 de dezembro de 1967 no Reino Unido como um EP duplo de seis faixas, pelo selo Parlophone, e, nos Estados Unidos no dia 27 de novembro de 1967, como um LP de onze faixas compilado pela Capitol Records, incluindo no lado 2 músicas dos compactos lançados pela banda naquele 1967. O resto do mundo, incluindo o Brasil (pelo selo Odeon), seguiu o formato inglês. O primeiro lançamento oficial no Reino Unido do LP de 11 faixas só aconteceu a partir de 1976.
Magical Mystery Tour - o filme de 1 hora feito para a TV, estreou no dia 26 de dezembro de 1967 no canal da BBC, mas foi duramente criticado como nunca antes tinha acontecido na carreira dos Beatles. Transmitido em preto e branco não chegou sequer, a ser exibido nos EUA. Quando estreou na BBC, uma segunda exibição foi cancelada. Na época, até Paul McCartney se desculpou pelo trabalho. A grande maioria das críticas eram: houve uma exagerada condescendência com as gracinhas particulares dos quatro, só eles entendiam as piadas; e a ausência de um roteiro ou enredo que fizesse jus à trilha sonora. Contudo, hoje é reconhecido como um dos precursores da comédia non-sense, gênero de humor que não segue nenhum nexo, também conhecido como "humor surreal" ou "absurdismo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!