sábado, 2 de julho de 2022

JOHN LENNON - ONE DAY (AT A TIME)*****


Em "One Day (At a Time)" mais uma vez, John Lennon volta a utilizar o coral celestial "Something Different" nas harmonizações vocais, o mesmo de de "Out The Blue" do mesmo álbum - o sensacional "Mind Games" de novembro de 1973. Aliás, todo o pessoal é o mesmo: John Lennon, vocais e guitarra; David Spinozza, guitarra; Pete Kleinowpedal steel guitarKen Ascherteclados; Gordon Edwardsbaixo; Jim Keltnerbateria, além do coral já citado.

"One Day (At a Time)", é a quarta música de Mind Games e também com forte apelo emocional, caracterizada por um raro falsete vocal utilizado pelo ex-Beatle. O tema lírico é o mesmo que permeia por várias faixas do álbum, como “You Are Here” e “Out The Blue”, a ideia de várias peças, criando um todo, são alegorias para o então vacilante casamento de Lennon e Yoko Ono. Curiosamente, isso duraria até o final em "Double Fantasy" e, foi Ono, quem sugeriu a Lennon que ele cantasse fora do tom normal. Como "alguém" dizendo o que queriam ouvir. No estúdio Lennon gravou uma guia vocal sem o falsete - que mais tarde foi lançada na caixa John Lennon Anthology de 1998. Alguns estudiosos da obra do artista, dizem que a parte final da letra é em grande parte voltada para a mais pura sacarina de uma das letras que mais pareciam cansadas, repetitivas e banais: ("Porque eu sou o peixe e você é o mar / Porque eu sou a maçã e você é a árvore"), etc. Irônicas como podem parecer as coisas, McCartney abusaria disso anos depois em "Waterfalls" (eu preciso de amor, como um castelo precisa de uma torre, como um jardim precisa de uma flor... e por aí vai), de 1980, "classificada como em 4º lugar no escalão do padrão 'Beatle de qualidade' - Beirando o 'brega", diziam os críticos. Seja como for, são de épocas diferentes. "One Day (At a Time)", de 1973, com falsete ou sem falsete, é uma das obras mais lindas de John Lennon. Aparece em 'Mind Games' e "Anthology - John Lennon - Disco 2 - New York City", que a gente confere agora.
"One Day (At a Time)" de John Lennon, também foi gravada e é título do álbum de Elton John de 1976, que muitos atribuem a música como de autoria dele, não é! Confira também: Bring On The Lucie (FREDA PEEPLE) - MIND GAMES - THE SONG✯✯✯✯✯ - JOHN LENNON - AISUMASEN

Nenhum comentário: