Dan McCafferty, vocalista original e fundador da banda Nazareth, morreu aos 76 anos na terça-feira (8). A notícia foi divulgada pelas redes sociais da banda em um post assinado pelo baixista Pete Agnew, que não cita a causa: "Dan morreu às 12h40 de hoje. Este é o anúncio mais triste que já tive que fazer. Maryann e a família perderam um marido e pai maravilhoso e amoroso, perdi meu melhor amigo e o mundo perdeu um dos maiores cantores que já viveram. Muito chateado para dizer qualquer coisa além disso neste momento". McCafferty nasceu em Dunfermline, Escócia, em 1946. Ele fundou a banda em 1968 com Agnew, o guitarrista Manny Charlton e o baterista Darrell Sweet. O sucesso internacional foi alcançado com o álbum "Hair of the Dog", de 1975, com músicas como a faixa-título e "Love Hurts". A voz de McCafferty foi uma das mais marcantes do Rock Clássico. Ele seguiu com o Nazareth por quase cinquenta anos até 2013, quando se afastou para cuidar da saúde. Em outubro de 2019, McCafferty lançou o primeiro álbum solo, "Last Testament".
"Love Hurts" foi escrita por Boudleaux Bryant e Felice Bryant, e gravada pela primeira vez em julho de 1960 pela incomparável dupla de músicos americanos The Everly Brothers. Foi gravada como uma faixa no álbum A Date with The Everly Brothers, porém não foi lançada como single (nem mesmo como lado B) pelos Everlys. A primeira versão a fazer sucesso foi gravada por Roy Orbison, que chegou às primeiras cinco posições nas rádios australianas em 1961. Uma gravação feita por Emmylou Harris e Gram Parsons foi incluída no álbum Grievous Angel, lançado postumamente após a morte de Parsons, em 1973.
A versão gravada pela banda escocesa Nazareth, em 1976, é a mais famosa e chegou ao Top 10 dos Estados Unidos e foi nº 1 na Noruega e nos Países Baixos. Joan Jett gravou sua versão no álbum The Hit List de 1990, em que todas as faixas são covers de músicas famosas. A versão da cantora Cher fez bastante sucesso, atingindo a primeira posição no Brasil por sete semanas consecutivas e o Top 10 em várias países da Europa em 1991, vendeu 500 mil cópias. Apesar do sucesso de algumas versões de "Love Hurts", a mais célebre, que fez mais sucesso e que mais resistiu ao tempo foi a imortalizada pelo Nazareth na voz inconfundível de Dan McCafferty.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!