segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

THE BEATLES - ACT NATURALLY - SENSACIONAL!


Uma das gravações mais subestimadas, e menos lembrada dos Beatles, até por estar em um disco que mais parece uma coleção de 'Greatest Hits', a animada "Act Naturally" foi escrita por Johnny Russell e Voni Morrison e originalmente gravada por Buck Owens e The Buckaroos, cuja versão chegou a número 1 na Billboard Country Singles em 1963, sua primeira canção de sucesso. Naquele ano, Russell estava escrevendo com Voni Morrison, que também trabalhou com um cantor de Bakersfield, Califórnia chamado Buck Owens. Depois que Russell tocou "Act Naturally" para Morrison, ela pensou que seria ideal para Owens, e Russell disse que ela poderia conseguir que ele a gravasse. Uma vez que ninguém ainda tinha gravado, e Russell tinha um acordo com Morrison para dividir os créditos de autoria, deu-lhe um crédito parcial, embora o único papel que tivesse na música foi tê-la submetido a Owens.
Buck Owens não gostou de "Act Naturally" de imediato. Mas o integrante da banda Buckaroos, Don Rich, ouviu a versão demo de Russell e gostou, e eventualmente, a canção cresceu em Owens. Uma noite, Russell recebeu um telefonema de Owens perguntando se ele poderia gravar a a música e a resposta foi sim! "Mais tarde eu descobri que ele já havia gravado "Act Naturally" naquele dia e só queria os direitos de publicação. Eu tive mais do que prazer em dar-lhe os direitos, a fim de obter a canção gravada", disse RussellOwens gravou "Act Naturally" nos estúdios da Capitol, em Hollywood em 12 de fevereiro de 1963, e o single foi lançado em 11 de março. Entrou nas paradas nacionais da Billboard em 13 de abril de 1963. Em 15 de junho, a versão de Owens passou a primeira de quatro semanas não-consecutivas em primeiro lugar. Ao todo, passou 28 semanas nas paradas do país. "Act Naturally" ajudou a fazer dele uma estrela; antes de acabarem os anos de 1960, Owens tinha colocado 19 singles no topo das paradas da Billboard"Act Naturally" também ajudou a estabelecer Russell como compositor, e em 1970 ele foi modestamente bem sucedido também como cantor.

Em 2002, o site About.com classificou "Act Naturally" no número 169 em sua lista Top 500 Country Music Songs"Act Naturally", desde seu lançamento, foi regravada por muitos outros artistas, incluindo Loretta Lynn e The Beatles. Os Beatles gravaram em 1965 para o álbum Help! e como o lado B do single "Yesterday". A versão dos Beatles é cantada por Ringo Starr. Eles executaram a canção durante uma aparição no Ed Sullivan Show, que foi gravada em 14 de agosto de 1965 e transmitida em 12 de setembro de 1965. Também foi tocada no famoso concerto dos Beatles no Shea Stadium, no dia 15 de agosto de 1965, e foi tocada em alguns shows durante toda a excursão dos Beatles pelos Estados Unidos em 1965, alternando o outro hit de Ringo, "I Wanna Be Your Man". A gravação dos Beatles em estúdio foi no dia 17 de junho de 1965, em 13 takes. Além de Ringo nos vocais, bateria, e percussão, a gravação dos Beatles conta ainda com Paul McCartney: backing vocals e baixo; John Lennon: guitarra; e George Harrison: guitarra solo, dobrada.

Em junho de 1989, Ringo Starr gravou um vídeoclipe de “Act Naturally” em parceria com o próprio Buck Owens. Eles imitam versões bobas de si mesmos, como se fossem cowboys em um filme de faroeste. Essa gravação, lançada pela Capitol Records, alcançou o número 27 e passou 11 semanas na parada da Billboard, no verão de 1989. Também foi nomeada para o prêmio "Vocal Event of the Year" em 1989 do Country Music Association, e concorreu ao Grammy de 1990 como "Best Country Vocal Collaboration", mas perdeu para "There's a Tear in My Beer", gravada por Hank Williams e Hank Williams Jr. Buck Owens faleceu em 25 de março de 2006, Bakersfield, Califórnia. Tinha 76 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!