Morreu há uma semana, segunda-feira (31), numa casa de repouso na Flórida, Louise Harrison, irmã mais velha de George e que era a única que ainda restava da família Harrison. Ela estava com 91 anos. George era o filho caçula de Harold e Louise Harrison. Tinha três irmãos: Louise, Harry e Peter. Com exceção de Louise (filha), todos morreram de câncer. Louise (a mãe) morreu em 1970 com 58 anos. Harold morreu em 1978 com 70 anos. Harry morreu nos anos 90 e Peter em 2007. George faleceu no dia 29 de novembro de 2001. Quando ele morreu, Louise foi impedida de receber qualquer herança e a pensão de US$ 2 mil dólares por mês que recebia do irmão famoso. Louise ficou conhecida por ter ajudado os Beatles a conquistarem espaço nos Estados Unidos, porém como não estava no testamento, ficou em uma situação financeira crítica nos últimos 20 anos. Desde 1980, começou a receber auxílio de George. Em 2013, revelou que depois de um ano de sua morte, sua pensão havia sido cortada e que George tinha interesse em continuar lhe ajudando: “Ele tinha a intenção de me dar esse dinheiro por toda a minha vida. George me dizia: dada a minha situação financeira, não há motivo algum para você passar necessidade".
A viúva de George, Olívia e o filho Dhani, na época, ainda viviam em Friar Park, uma mansão com mais de 120 cômodos, que custava em 2013 cerca de 40 milhões de dólares. O ex-Beatle deixou uma herança de mais de 300 milhões de dólares, porém Louise Harrison jamais chegou nem perto de receber 1% dessa fortuna. Louise lutou durante algum tempo após a morte de George para receber alguma quantia, afirmando que estava fazendo como todo mundo faria, porém ressaltou que apesar de estar vivendo de maneira simples, não estava na miséria: “Estou lutando para ter dinheiro, como todo mundo. Mas não estou na miséria, passando fome. Sinto-me muito afortunada por possuir um terreno e ter duas casinhas nele. Na verdade, é mais do que a maioria tem”.
A irmã mais velha de George chegou nos Estados Unidos nos anos 1950, quando se mudou para Illinois, com seu marido e dois filhos. Depois de uma década, foi quem assumiu a responsabilidade de viajar pelas cidades americanas para fazer os primeiros singles do quarteto britânico serem tocados nas rádios do país. Foi graças a Louise que "From Me to You" tocou em junho de 1963, plantando a semente da maior banda de todos os tempos em solo americano.
Louise Harrison publicou em 2014 seu livro intitulado “My Kid Brother’s Band…a.k.a the Beatles!”. O livro de 359 páginas inclui muitas facetas interessantes da história da família Harrison e sobre a vida de Louise, assim como de seu irmão, George e sua ascensão para a fama com os Beatles. "Tanta bobagem tem sido escrita sobre George e os Beatles. Metade delas, por pessoas que não passaram talvez uma hora com a banda num avião. Acho que é meu dever contar a verdade", disse Louise, então com 84 anos.
Que sua alma descanse em paz...😔
ResponderExcluirEu sei que cada família tem suas particularidades, rusgas, histórias de bastidores e tal, mas que coisa estranha ela ser impedida de receber qualquer herança ou auxílio do irmão famoso, após a morte dele... Impedida por quem? 🤔