"Ya Ya" é uma canção de Lee Dorsey. É creditada a Dorsey, Clarence Lewis Blast, Morgan Robinson e Morris Levy. A participação de Levy na composição sempre foi questionada. "Ya Ya" alcançou o número 7 na Billboard Hot 100 e o número 1 na parada de singles de R&B em 1961. De acordo com o autor Mark Lewisohn em The Complete Beatles Chronicles, os Beatles tocavam regularmente "Ya Ya", ao vivo de 1961 a 1962 em Hamburgo, Liverpool e outros lugares. John Lennon sempre era o vocalista principal neste número, mas nenhuma versão gravada existe. No entanto, Tony Sheridan, associado próximo dos Beatles, gravou uma versão ao vivo de "Ya Ya" para a Polydor Records, lançada em outubro de 1962 no lado A de um EP alemão. Este 45 rpm é creditado a Tony Sheridan e "The Beat Brothers", que muitas vezes são erroneamente considerados os Beatles. Mas o grupo britânico não teve envolvimento na gravação desta faixa, embora "Sweet Georgia Brown", incluída no lado B, seja de fato gravada por eles.
Anos depois, John Lennon gravou duas versões de "Ya Ya", o hit de 1961 de Lee Dorsey. A primeira foi um dueto com seu filho Julian Lennon que fechou o álbum Walls And Bridges em 1974, e a segunda em sua coleção Rock 'N' Roll no ano seguinte. Foi gravada como parte de um acordo com o editor musical Morris Levy, que ameaçou processar Lennon por plágio. Lennon admitiu que a música "Come Together" dos Beatles foi baseada em parte em "You Can't Catch Me" de Chuck Berry, uma música publicada por Levy. A fim de resolver um processo movido por Levy por violação de direitos autorais, Lennon concordou em gravar três canções publicadas pela Big Seven Music de Levy para seu próximo lançamento. Embora Lennon tenha começado a gravar uma seleção de músicas antigas com o produtor Phil Spector, o projeto se desfez quando a relação de trabalho da dupla se acabou em meio ao caos do fim de semana perdido. Em vez disso, Lennon voltou de Los Angeles para Nova York, onde gravou Walls And Bridges.
Durante as sessões de Walls and Bridges, Lennon foi visitado no estúdio por seu filho de 11 anos, Julian Lennon. A dupla gravou uma versão amadora de "Ya Ya" com duração de pouco mais de um minuto, com Julian tocando bateria com uma única baqueta. O comentário de abertura de Lennon “Vamos fazer 'sitting in the la la' e nos livrar disso!”, foi presumivelmente em referência à ameaça de ação legal de Levy. Levy não achou graça quando ouviu Walls And Bridges, e ameaçou reapresentar o processo. Ansioso para evitar isso, Lennon concordou em prosseguir com o projeto anterior e retomou a coletânea de rocks antigos. Aqui, a gente confere os vídeos nessa ordem: com Lee Dorsey, Tony Sheridan e as duas gravações de Lennon, do Walls And Bridges e do Rock 'n' Roll.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!