"You Are Here" é uma canção romântica escrita por John Lennon para Yoko Ono. Foi lançada como a penúltima faixa do álbum Mind Games, de Lennon, em 2 de novembro de 1973 nos Estados Unidos e 16 de novembro de 1973 no Reino Unido. Magoado pela reação pública e crítica contra Some Time In New York City, Lennon se afastou da política radical e do ativismo. Deixou de gravar por um bom tempo e continuou sua luta para permanecer nos Estados Unidos.
Em maio de 1973, ele e Yoko Ono mudaram-se de Greenwich Village para um apartamento de 12 quartos no Dakota, perto do Central Park de Manhattan. O casal estava se separando, entretanto, ela se ocupou gravando os álbuns Approximately Infinite Universe e Feeling The Space. Lennon trabalhou em uma série de ideias para músicas que gravou em forma de demo, mas estava ciente de que sua confiança como músico havia sofrido um abalo. Faltava a criatividade ilimitada que impulsionou seus primeiros trabalhos solo, mas ele começou a criar um conjunto de canções sólidas, mas pouco inspiradas. Usando muitos dos mesmos músicos que Ono empregou em Feeling The Space, Lennon entrou no estúdio Record Plant de Nova York para começar a trabalhar no álbum. Mind Games foi concluído em um período de cerca de duas semanas, produzido pelo próprio Lennon. A banda foi creditada como Plastic UFOno Band. John Lennon: vocals e guitarra; David Spinozza: guitarra; Peter E ‘Sneaky Pete’ Kleinow: guitarra de pedal de aço; Ken Ascher: teclados; Gordon Edwards: baixo; e Jim Keltner: bateria. Novamente os backing vocals ficam por conto do coral Something Different.
Várias das músicas, inevitavelmente, eram sobre Ono e estavam entre as mais eficazes do álbum. "Out The Blue", "Aisumasen (I'm Sorry)" e "I Know (I Know)" detalharam seu arrependimento por perdê-la, enquanto "One Day (At A Time)" e "You Are Here" exploraram o tema de dois amantes infelizes destinados a ficar juntos.
"You Are Here" foi uma das canções de amor mais sinceras, melancólicas e poéticas de Lennon. O título foi retirado de uma exposição de arte que ele realizou na Robert Fraser Gallery, em Londres, em julho de 1968. A exposição foi publicamente dedicada à sua então namorada Yoko Ono. A peça central da mostra era uma tela circular branca na qual estavam escritas as palavras “Você está aqui”. Lennon e Elephant's Memory usaram camisetas com a frase em 1972, durante a promoção do álbum Some Time In New York City, sugerindo que ele ainda gostava da frase.
Na letra, Lennon preocupava-se com a união de duas culturas, duas pessoas, como uma só. Continham uma reformulação da máxima de Rudyard Kipling de que “Oriente é Oriente, e Ocidente é Ocidente, e nunca os dois se encontrarão”. Lennon afirmava que dois se encontrarão: “De terras distantes, uma mulher, um homem / Deixe os quatro ventos soprarem”. Também havia ecos de um antigo ensinamento: “Onde quer que você vá, você está aqui”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!