quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

THE BEATLES - RARITIES II - USA

Quando a americana Capitol Records informou à EMI que pretendia lançar um álbum intitulado "Rarities", a gravadora inglesa supôs que se tratava do mesmo LP exclusivo da caixa The Beatles Collection e decidiu lançá-lo em 29 de outubro de 1979. No entanto, o álbum que a Capitol havia planejado diferia em alguns aspectos daquele compilado pela EMI: o disco seria composto por faixas "raras" do Beatles - mas raras só nos Estados Unidos. Como praticamente todas as faixas do "Rrities" britânico já haviam sido lançadas em álbuns americanos, o que a Capitol fez foi reunir apenas as não lançadas e raridades em todo o mundo. Embora previamente lançadas no EUA, algumas dessas faixas apareceram pela primeira vez em um álbum americano: "Misery", "There's a Place", "Sie Liebe Dich", "The Inner Light" e "You Know My Name". Das dez faixas restantes, sete foram pinçadas de lançamentos ingleses: "Love Me Do", "Help!", "I'm Only Sleeping", "Helter Skelter", "Don't Pass Me By", "Across The Universe" e "Sgt. Pepper Inner Groove".
A versão de "And I love Her" havia sido lançada anteriormente na edição alemã de "Something New", e as outras duas, "I Am The Walrus" e "Penny Lane", são versões novas editadas a partir de outras gravações. No caso de "I Am The Walrus", a faixa foi editada da versão britânica em estéreo com o acréscimo de alguns compassos que apareceram originalmente no compacto americano. A gravação de "Penny Lane" incluída aqui também foi editada da versão britânica em estéreo, com algumas notas do trompete Piccolo que se ouviam no final da música nas cópias promocionais em mono distribuídas para rádios americanas e canadenses. O álbum da Capitol é mais digno do título "Rarities" do que o lançado pela EMI no Reino Unido, que pode ser considerado uma compilação de lados B dos Beatles.



3 comentários:

  1. Estes dois albums marcaram muito minha adolecência , a versão americana principalmente pelo projeto grafico e as fotos ( e que fotos !! ) do encarte.Concordo que o Rarities 2 é o que tem as raridades , mas na época por falta de informação não sabiamos todos estes detalhes sobre as musicas e nem sabiamos os porques destas. Como na época ainda havia aquela pelenga entre os Beatles , a Apple não tinha como organizar isto tudo e com a quantidade de discos que havia ( Ballads , Love Songs,Red & Blue Albuns , 20 Greatest Hits ,Rock and Roll Music , Reel Music e Hey Jude )era quase um garimpo saber qual disco comprar para ter todas as musicas ,Só para ter uma idéia durante um tempo não sabia que as versões em compacto de Let it Be e Get Back eram diferentes das gravações do Lp Let It Be,hoje com internet tudo é mais facil e as informações correm rapido, sorte dessa moçada nova que curte os Beatles.

    Valeu Edu !!!
    Um abraço e Hare Krishna !!!

    ResponderExcluir
  2. Estes dois albums marcaram muito minha adolecência , a versão americana principalmente pelo projeto grafico e as fotos ( e que fotos !! ) do encarte.Concordo que o Rarities 2 é o que tem as raridades , mas na época por falta de informação não sabiamos todos estes detalhes sobre as musicas e nem sabiamos os porques destas. Como na época ainda havia aquela pelenga entre os Beatles , a Apple não tinha como organizar isto tudo e com a quantidade de discos que havia ( Ballads , Love Songs,Red & Blue Albuns , 20 Greatest Hits ,Rock and Roll Music , Reel Music e Hey Jude )era quase um garimpo saber qual disco comprar para ter todas as musicas ,Só para ter uma idéia durante um tempo não sabia que as versões em compacto de Let it Be e Get Back eram diferentes das gravações do Lp Let It Be,hoje com internet tudo é mais facil e as informações correm rapido, sorte dessa moçada nova que curte os Beatles.

    Valeu Edu !!!
    Um abraço e Hare Krishna !!!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!