terça-feira, 15 de março de 2011

THE BEATLES - 12-BAR ORIGINAL


Gravada entre "What Goes On" e "I'm Looking Through You", em novembro de 1965, essa pode ter sido uma canção inicialmente para Rubber Soul. Dois takes foram feitos, um foi mixado, mas nenhum foi lançado. É uma das faixas mais atípicas dos Beatles e parece ter sido uma tentativa de imitar o soul de Menphis. O modelo mais óbvio é Booker T. & The MG's - formada pelo tecladista Booker T. Jones, o baterista Al Jackson, o baixista "Duck" Dunn e o guitarrista Al Cropper -, músicos de gravação da Stax Records que acompanhavam primores do sul, como Otis Redding, Sam and Dave e Eddie Floyd. A banda desfrutou de alguns sucessos instrumentais com seu próprio nome, começando com "Green Onions", em 1962. "12-Bar Original", creditada aos quatro Beatles, parece um pastiche de "Green Onions" e da sua sucessora, "Jellybread", sem o inconfundível teclado. A faixa foi gravada em um momento em que os Beatles estavam lutando por reconhecimento como músicos e também em uma conjuntura do pop britânico em que os sons mais pesados dos Animals, Yardbirds, Kinks e Preety Things estavam tomando o espaço da Tin Pan Alley.

4 comentários:

  1. Muito legal mesmo. Essa talvez tenha sido uma tentativa frustrada (comercialmente)de colocar um pouco de blues em seu repertório. Blues dos Beatles só no Álbum Branco em 1968.
    Em tempo, a títulod e informação, 12 Bar é o formato típico do Blues - uma estrutura de 12 compassos - 12 Bar Blues.

    ResponderExcluir
  2. A musica é bem legal , acho que os Beatles estavam tentando diversificar ainda mais suas musicas e optaram para tocar um Blues mais lento mas tambem parece que eles estavam tocando uma ´´ Jam ``( improviso em cima de um tema pre determinado )e parece que o George tinha gostado do pedal de volume que ele usou em I need You no Help
    e brincou com ele um pouco no hora da gravação. Os Beatles conheciam bem blues visto que essa formula de 12 compassos eles já a usavam de uma forma ou outra a muito tempo nas suas musicas, mas não eram puristas como alguns outros musicos ingleses ( Rolling Stones ,Yardbirds,Fleetwood Mac na época do Peter Green , Eric Clapton )que começaram a fazer muito sucesso nessa época e eram seguidores diretos dos Bluesmans americanos na forma e estilo.

    ResponderExcluir
  3. 12 compasso podem ser usados a vontade. Não são somente os 12 compasso que definem o blues. Um grande numero de blues usam 8. Mas blues é blues. E os Beatles não venderam blues até 1968. O resto é fundamentalismo.

    ResponderExcluir
  4. Também acho tratar-se de uma jam à partir de um riff de guitarra.Aliás,nem nome tem (12 Bar é 12 compassos).Agora notei um tecladinho discreto e uma percussão meio escondida, sem muita convicção (como quem tá tocando pela primeira vez).

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!