Jim Gordon é um daqueles casos trágicos do show biz. James Beck “Jim” Gordon nasceu em 14 de julho de 1945 nos Estados Unidos. Foi um dos grandes bateristas dos anos 60. Depois de tocar com os Everly Brothers aos 17 anos, em 1963, ele foi para a Califórnia. Hal Blaine, o rei dos “session drummers”, começou a indicar trabalhos para Gordon. Durante este período, tocou com Gene Clark, Gosdin Brothers e com os Notorious Byrd Brothers. Mais tarde, se tornou membro do Derek and the Dominoes, onde teve a sorte de co-escrever o clássico “Layla” com Eric Clapton. Depois, foi baterista de Frank Zappa na turnê que se seguiu ao álbum “The Grand Wazoo”, e também participou do álbum “Apostrophe”, de 1974. Nos anos 70, Gordon também tocou com John Lennon, George Harrison (no álbum “All Things Must Pass”), Traffic, Delaney & Bonnie (junto com Eric Clapton), Joe Cocker, Leon Russell, e Jackson Browne. Embora inicialmente Gordon fosse conhecido como um cara “certinho”, começou a usar heroína e cocaína, como muitos de seus colegas no mundo da música. Infelizmente, graves problemas psicológicos começaram a se manifestar no comportamento de Gordon a partir de fins dos anos 70. Ele se queixava de ouvir vozes, principalmente a voz de sua mãe. No final dos anos 70, as dificuldades mentais de Gordon - mais tarde diagnosticado como esquizofrenia aguda - haviam arruinado sua carreira. Então, em 1983, assassinou brutalmente a própria mãe. A defesa alegou insanidade para ter a pena reduzida, mas na Califórnia foi condenado por homicídio em segundo grau em 1984 e recebeu uma pena que varia de 16 anos a prisão perpétua. Gordon cumpriu a maior parte da pena no Atascadero State Hospital. O que ainda lhe salva, são os royalties que continua a receber por “Layla” e outras canções.
Um baterista fenomenal !!!
ResponderExcluirImagina o que este cara estaria fazendo ainda hoje se não tivesse internado .
Valeu Edu , belo post !!!!!
Um Abraço e Hare !!!!!!
Li não sei onde que ele teria falecido Edu.Confere ?
ResponderExcluirSegundo o que eu puder buscar, ele continua internado/ preso. Tentou por duas vezes a condicional mas sem sucesso.
ResponderExcluirEDU,POSTEI UM COMENTÁRIO ONTEM SOBRE O BATERISTA JIM GORDON,QUE INCLUSIVE O ADMIRO MUITO E LAMENTO PELO LAMENTÁVEL EPISÓDIO QUE OCORREU NA SUA VIDA PESSOAL,E QUE TRISTEZA,ENVOLVENDO A SUA MÃE,LAMENTO MUITO PELO OCORRIDO.EDU ONDE ESTÁ O MEU COMENTÁRIO,VC O DELETOU? NÃO QUERO ACREDITAR,AINDA MAIS EU QUE SOU MÚSICO,TOQUEI BATERIA DURANTE 16 ANOS,JAZZ,BOSSANOVA E ALGUNS POPS E TINHA O JIM GORDON COMO TB ÍDOLO.NO LP DA MINNIER RIPPERTON ELE É O BATERISTA,AS SUAS LEVADAS,SUBLIMES.PERGUNTO NOVAMENTE,EDU VC DELETOU O QUE EU CMENTEI ONTEM NESTE BLOG,SE O FÊZ,GOSTARIA DE SABER O MOTIVO DA CENSURA,CONSIDERANDO QUE SEMPRE PRIMEI PELA ÉTICA E PELO RESPEITO AO SER HUMANO.OBRIGADO,E AGUARDO UMA RESPOSTA SUA,
ResponderExcluirCara que noia. Se deletou ou não, who cares?
ResponderExcluir