quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PAUL McCARTNEY - YESTERDAY 2012

Yesterday (Ontem, em português) é uma canção gravada pelos Beatles, lançada em 1965 no álbum Help!. Embora a composição seja creditada a Lennon & McCartney, foi composta unicamente por Paul, segundo ele após ter tido um sonho. Numa manhã de maio de 1965, Paul acordou com uma melodia na cabeça que tinha todo o frescor de um sonho. Imediatamente ele foi para o piano que havia no seu quarto em Wimpole Street, em Londres, e tocou a música inteirinha, completa, com primeira e segunda parte. Ainda não tinha letra e ele a chamou de "Scrambled Eggs". Mas Paul ficou encucado, achando que já tinha ouvido aquela melodia em algum lugar. Então passou vários dias mostrando para os amigos e perguntando se eles já não a conheciam. Não, ninguém nunca tinha escutado aquilo antes.
Paul McCartney fez a letra definitiva para a canção que ganhou o título de "Yesterday", enquanto se dirigia para Algarve, em Portugal. A canção, é uma balada acústica que fala sobre um amor perdido. Foi a primeira canção gravada pelos Beatles que só trazia a participação de um só integrante do grupo, o próprio Paul, cantando e tocando violão, acompanhado por um quarteto de cordas. Por não ter muito em comum com outras músicas dos Beatles lançadas na época, os demais integrantes acharam que seria melhor não lançá-la. Nenhum deles partcipou da gravação. Estavam lá: Paul McCartney, vocais e violão; Tony Gilbert, violino; Sidney Sax, violino; Kenneth Essex, viola; Francisco Gabarro, violoncello. George Martin foi o produtor e Norman Smith, engenheiro de som. Segundo o Guinness Book, “Yesterday” é a canção mais regravada da história, tendo sido regravada por outros cantores mais de três mil vezes. Entre os artistas que a regravaram estão Frank Sinatra, Ray Charles, Elvis Presley e Plácido Domingo. Em 1971, após a separação dos Beatles, John Lennon magoado com Paul lançou a canção “How do you sleep?” onde cantava “The only thing you done was yesterday” (“a única coisa que você fez foi yesterday”). Nessa canção John pretendia, não somente dizer que a única coisa que Paul havia feito era a canção Yesterday, mas também referia-se aos Beatles, que em 1971 já faziam parte do passado, ou seja, ontem.
O piano no qual o ex-beatle Paul McCartney compôs (nops!) Yesterday, foi leiloado em 2011 em Londres. O instrumento, um Eavestaff de estilo 'art deco' adquirido em 1926 pela família da cantora britânica Alma Cogan, foi vendido por um preço aproximado de R$ 360 mil. O instrumento, que também foi tocado por músicos como Sammy Davis Jr e Mick Jagger, esteve durante a década de 1960 na casa de Cogan no bairro londrino de Kensington, lugar conhecido pelas reuniões culturais e festas que se realizavam nela. McCartney foi à mansão de Cogan após sonhar uma noite de 1964 com a melodia que acabaria se concretizando em Yesterday, segundo relatou ele mesmo em entrevistas. Ali o artista tocou pela primeira vez uma das canções mais populares do século 20, com a intenção de que sua amiga confirmasse que se tratava de uma melodia original, e não um tema já existente que McCartney tivesse recuperado de maneira inconsciente durante o sonho. Em sua biografia, McCartney lembra que a primeira coisa que fez com a melodia foi comprovar que não tinha dono. "Levei um tempo para garantir que não pertencia a ninguém, e finalmente a registrei como minha".

9 comentários:

  1. Acho que não entendi (??!! )Ele compos no piano que havia ao lado da cama ??, se não me engano ele morava na época na casa da então namorada Jane Asher , e esse piano que foi para leilão era da casa da Alma Cogan ??!!
    Qual piano é o que ele realmente compos Yesterday ??!!

    ResponderExcluir
  2. Tem razão Valdir. Da forma que foi colocada, ficou confuso. De fato, ele compôs a música na casa dos Asher. Inclusive, enquanto a música ainda não tinha nome, durante as filmagens do filme de 1965, também havia um piano, onde Paul tocava o tempo todo e perguntava a todo mundo se alguém conhecia aquilo. Richard Lester diria depois: "Eu disse a ele: se não parar, eu mesmo tiro o piano. Ou então, desista e pense em outra". Quando Paul foi à uma festa, na casa da tal "Alma", tocou, no piano que havia lá "Yesterday" em público pela primeira vez. Quando o tal piano apareceu para leilão, foi vendido como "o piano que Paul McCartney compôs Yesterday". Será que deu para consertar? É isso que faz a diferença. Comentários pertinentes. Obrigado Valdir por ter aparecido novamente. Na minha lista faltam ainda uns tantos... Abração!
    P.S: Vou fazer um comentário lá na postagem do London Town que talvez você não goste. Questôes de opiniões.

    ResponderExcluir
  3. O que mais me impressiona em "Yesterday", é que ele (o compositor) era ainda quase um menino, 23 anos. Todos se impressionaram. John Lennon implodiu. "Nunca faria nada como aquilo". A mesma coisa foi depois com Hey Jude. Anos depois diria que "yesterday" era boa mas a letra era fraca. E morria de constrangimento toda vez que ia a algum lugar e alguém tocava a música em sua homenagem. Para terminar, acho que o dia em que o autor batizou a canção, ele sabia que era uma bomba atômica!

    ResponderExcluir
  4. Realmente pelo que já li o John várias vezes ouviu Yesterday nos lugares que frequentava constrangido e o povo lá com a certeza de que prestava uma grande homenagem (se não me engano naquele filme Two of Us) aparece uma cena que se trata deste tema do constrangimento de John.
    Um abraço Edu adorei as imagens do Paul!

    ResponderExcluir
  5. Edu, econtrei seu blog por acaso, estava procurando algumas músicas e parei aqui, posso dizer que me encantei com a qualidade, tanto que o adicionei aos meus favoritos, todos os dias dou uma espiada para ver o que tem de novidade, parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Tudo já foi dito e muito bem no post e nos comentários.Mas a foto do pano é sensacional.Agora este ai,do post,é dos Asher ou da Alma Coogan ?

    ResponderExcluir
  7. YESTERDAY, uma bela cação composta por uma pessoa de alma mais bela ainda .

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!