segunda-feira, 9 de abril de 2012

ESPECIAL - A HARD DAY'S NIGHT - 2012 - REVISITED

No começo dos anos 1960, era comum que astros pop fizessem filmes depois de uma sequência razoável de sucessos, como Elvis fazia. O consenso era de que o estrelato dos filmes durava mais e era mais substancial que o do pop. Young Ones (1961) e Summer Holiday (1962) foram sucessos de bilheteria no Reino Unido para Cliff Richard, e mesmo nomes britânicos menores, como Adam Faith.Tommy Steele, Billy Fury eTerry Dene, tinham se dado bem nas telas grandes.
Os Beatles queriam fazer algo de um ângulo diferente e tiveram a sorte de serem apresentados a Dick Lester, cuja edição ágil e câmera criativa combinavam perfeitamente com a animação e o frescor do pop. As negociações para o filme começaram em outubro de 1963 e, em novembro, o roteirista de Liverpool Alun Owen acompanhou a banda a Dublin e Belfast para observá-los em ação e ver de perto a beatlemania.
Os Beatles tiveram de escrever as músicas para o filme sem nem ao menos ver o roteiro de Owen.Três músicas foram feitas em Paris em janeiro de 1964, três no mês seguinte em Miami durante uma sessão de duas horas e a faixa-título foi feita em Londres. "Todas as canções, com exceçào de 'A Hard Day's Night', foram compostas sem que soubessem o que eu estava escrevendo. Paul e John as escreveram, e elas foram entremeadas com o roteiro de forma improvisada. Nenhuma delas tem relação alguma com a história. Eram apenas músicas soltas", afirma Owen.
Depois de rejeitar “On The Move”, “Let's Go” e “Beatlemania”, os Beatles não tinham um nome para o filme. A Hard Day's Night foi a última canção escrita e acabou se tornando o título tanto do álbum quanto do filme. A expressão é atribuída a Ringo Starr, que declarou em 1964: "Eu inventei a frase 'a hard day's night'. Simplesmente saiu. Tínhamos um compromisso, trabalhamos o dia todo e acabamos trabalhando a noite toda também. Eu saí achando que ainda era dia e disse 'it's been a hard day', olhei em volta e acrescentei "s night'."
Se Ringo de fato inventou a frase, deve ter sido em 1963, não no set de gravação como foi relatado, porque John a incluiu em seu livro In His Own Write, escrito naquele ano. Na história "Sad Michael" havia a frase: "He'd had a hard days [sic] night that day...".!! Como quer que ela tenha surgido, Dick Lester gostou da expressão para o título porque resumia o ritmo frenético do filme, bem como o humor dos Beatles e, em determinada noite, no caminho de casa, disse a John que planejava utilizá-la. Na manhã seguinte, John trouxe uma música para acompanhá-la.
A jornalista do Evening Standard Maureen Cleave, uma das primeiras em Londres a escrever sobre os Beatles (Evening Standard, 2 de fevereiro de 1963), se lembra de John entrando no estúdio em 16 de abril de 1964 com a letra no verso de um cartão para seu filho, Julian, que tinha acabado de fazer um ano de idade. Inicialmente a canção dizia: "But when I get home to you, I find my tiredness is through, And I feel all right".26 Cleave disse a ele que achava que "my tiredness is through" era uma frase fraca. John riscou o trecho e escreveu "I find the things that you do.They make me feel all right". Maureen disse que "a canção parecia se materializar como mágica. Basicamente, John can­tarolava, eles colocavam a cabeça para funcionar, cantarolavam também, e, três horas depois, lá estava a gravação".
Apesar de Paul não ter escrito a letra, quando o filme foi promovido nos EUA pediram que ele explicasse como ela foi feita. A resposta foi: "Achávamos um pouco ridículo escrever uma música chamada 'A Hard Day's Night' porque a frase soava engraçada na época, mas a ideia era dizer que era o final de um dia difícil e que tínhamos trabalhado o dia todo e, quando você volta para casa e vê sua namorada, tudo fica bem. Então virou uma dessas músicas".
"A Hard Day's Night" tocava durante os créditos de abertura e encerramento do filme. Foi a primeira faixa do álbum da trilha sonora e chegou ao primeiro lugar na Inglaterra e nos EUA. O comediante Peter Sellers, que fazia parte de The Goons, grupo cómico de rádio preferido de John, gravou "A Hard Day's Night" falando a letra como se fosse Laurence Olivier fazendo um monólogo de Shakespeare. Alcançou oTop 20 britânico em dezembro de 1966.

A HARD DAY'S NIGHT SOUNDTRACK
A trilha sonora do primeiro filme dos Beatles traz 13 novas composições de Lennon e McCartney, e este foi o único álbum da banda a contar apenas com composições da dupla. Os discos posteriores sempre trariam pelo menos uma música composta por George Harrison e, em dois casos, também composições de Ringo Starr. O lado Um é ocupado por sete músicas novas usadas no filme, da poderosa faixa-título (e de abertura) à lenta e melódica "And I Love Her". A trilha do filme também contou com algumas canções mais antigas dos Beatles, como "l wanna Be Your Man", "Don't Bother Me", "All My Loving" e "She Loves You", que não foram incluídas no álbum. O lado Dois traz mais uma série de composições de Lennon e McCartney, incluindo 'Til Cry instead", composta para o filme mas não considerada consistente o bastante pelo diretor Dick Lester para ser usada nele. Entre as outras cinco está "You Can't Do That", lançada como lado B do compacto "Can't Buy Me Love" três meses antes do lançamento do álbum. A faixa-título também foi lançada em compacto, com "Things We Said Today" do lado B. O filme, também estrelado por Wilfred Brambell como avô de Paul, retrata dois dias na vida dos Beatles, e começa com os rapazes embarcando em um trem, em Liverpool (cena gravada na Marylebone station, em Londres) a caminho de um show, mostrado no final do longa. Tem alguns momentos hilariantes e é muito divertido.
A Hard Day's Night (Lennon-McCartney)
O acorde de abertura da vibrante faixa inicial, que é tocada sobre os créditos do começo do ,filme, demonstra a originalidade típica dos Beatles: soa mais como o final de um disco do que como seu início. Conforme o acorde vai acabando de ressoar, entra a voz de John, gravada em duas pistas, com a segunda voz de Paul em alguns trechos. McCartney também faz o solo vocal nas segundas partes. No excelente solo instrumental, a guitarra de George e o piano de Martin em outra oitava soam como um cravo e a batida de Ringo completa tudo com perfeição.
I Should Have Known Better (Lennon-McCartney)
A gaita de John introduz esta canção, que também traz Lennon no vocal gravado em duas pistas, com acompanhamento extremamente enérgico. A música aparece logo no começo do filme, numa cena em que os Beatles estão jogando cartas no trem.
If I Fell (Lennon-McCartney)
Esta simpática e animada balada abre com John no solo vocal na primeira estrofe, e depois Paul faz um dueto com ele pelo resto da faixa, o filme retrata os Beatles tocando a música durante o ensaio para um programa de televisão.
I'm Happy Just To Dance With You (Lennon-McCartney)
George faz a voz principal nesta música composta para ele por John. Os "oh-oh" de fundo são de John e Paul, e o bongô árabe de Ringo, que produz um som cheio e oco, aparece pela segunda vez em uma gravação dos Beatles - a primeira foi em "Don't Bother Me", de Wlth The Beatles.
And l Love Her (Lennon-McCartney)
A mais antiga balada de Paul McCartney transformou-se em um Standard internacional, gravada em diferentes versões por inúmeros artistas. Uma versão orquestrada, de George Martin, foi incluída na versão americana do álbum; aqui, a canção é cantada por Paul, primeiro em duas pistas e depois emtrês, para encorpar ainda mais sua voz - e ainda um riff de violão marcante e inesquecível, acompanhado por claves (tipo de baquetas batidas uma na outra), outros dois violões e um bongô.
Tell Me Why (Lennon-McCartney)
A faixa conta com uma interessante e incomum harmonia de três vozes feita por John e Paul, com o vocal de John em duas pistas e Paul fazendo a terceira voz - além do uso interessante do falsete por ambos, que conseguem soar como um grupo de crianças.
Can't Buy Me Love (Lennon-McCartney)
Lançada em compacto três meses antes do álbum, esta música é cantada por Paul (gravado em duas pistas) e soa como uma releitura de "A Hard Day's Night" sem o acorde de abertura. A faixa também apresenta um solo original de guitarra, gravado em duas pistas com pequenos toques de realce na segunda delas. Os Beatles gravaram "Can't Buy Me Love" pela primeira vez no camarim de um teatro, e a música não começava pelo refrão como nesta versão. Apenas três beatles participaram da primeira gravação: John e Paul cantando e tocando guitarra, e Ringo marcando a batida ao fundo numa mala. George havia ido ao banheiro, e ao final da gravação ouve-se o som de uma descarga. Os Beatles queriam que essa versão fosse lançada em compacto, mas não conseguiram convencer George Martin; por isso esta nova gravação foi providenciada.
Any Time At All (Lennon-McCartney)
Música animada, cantada por John com um acompanhamento empolgante - o que inclui um dueto da guitarra de George com o piano de Paul no solo. Nem esta nem as cinco faixas restantes destelado do LP aparecem no filme.
I'll Cry Instead (Lennon-McCartney)
Composta por John para o filme, esta música com influência de country and western traz Lennon e McCartney em dueto, cantando em uníssono e acompanhados por George numa afiada guitarra country and western/rockabilly.
Things we Said Today (Lennon-McCartney)
O ríff de abertura desta balada agradável e animada composta por Paul lembra "Guitar Tango", dos Shadows, apesar de não ser característica dos Beatles "tomar emprestado" o material de outros artistas. A voz de Paul, gravada em duas pistas, é reforçada nos momentos certos pela segunda voz de John, em harmonia.
When l Get Home (Lennon-McCartney)
O solo vocal é de John, com harmonização de Paul em alguns trechos, infelizmente, o uso exagerado do "whoa-ho-a" ofusca o restante da canção.
You Can't Do That (Lennon-McCartney)
Lançada primeiramente como lado B de "Can't Buy Me Love". John berra a letra com voz rasgada, na tentativa de imitar Wilson Pickett, como admitiu posteriormente, e Paul e George fazem as harmoniasvocais no refrão. Ringo manda ver uma batida metálica no cowbell, reforçada com um bongô.
I'll Be Back (Lennon-McCartney)
A faixa de encerramento é uma balada agradável e animada, que traz John em um vocal gravado em duas pistas com harmonizações pontuais na voz de Paul. O sentimento expresso no título foi uma ótima maneira de terminar o álbum.
Fonte dos textos: "The Beatles - A História por trás de todas as canções", de Steve Turner e "The Beatles - Gravações Comentadas Discografia Completa" de Jeff Russel.

17 comentários:

  1. Cara acho esse cd maravilhoso
    como todos dos beatles

    mais pra mim o melhor post foi
    http://obaudoedu.blogspot.com.br/2011/12/incrivel-vota-dos-beatles-sensacional-e.html

    é sensacional

    Abraço

    Eunapolis-Bahia

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  2. Esse não é um post , é um dossiê A Hard Days Night !!!
    Matou a pau Edu !!!
    Esse filme é tão simples , mas tão sarcástico e direto que ainda hoje faz a gente pensar nesse " culto as celebridades " e a ind Cultural !!!
    E os Beatles estão D+ D+ D+ de bom nele !!!!

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  3. DEMAIS! DEMAIS! DEMAIS! Caro amigo Edu, pq isso já não me surpreende mais? Vai ter também "HELP!" 2012 - Revisited? Aquele abraço, 4 EVER!

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  4. Muito bom! À altura do que o blog sabe fazer de melhor. Só faltou o link pro download do remastered 2009; Um abraço!

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  5. "Essa é a noite de um dia duro. Trabalhei como um cachorro, preciso dormir como um pedaço de pau". Foi uma trabalheira danada... tinha prometido para 5ª feira e não deu! No fim de semana fiquei sem computador... Obrigadão, meus amigos pelos comments. São eles que fazem a coisa funcionar. Para Alexx: vai sim, fique tranquilo! Para Milla: infelizmente aproveito seu comment para comunicar a todos o fim dos downloads do Baú. Isso estava criando problemas. Valdir, Wallysson e todos: aquele abração do coração e sempre, muito obrigado por ainda atravessarem essa rua mágica. Valeu!!!

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  6. E já deixo logo meu abraço e meu muito obrigado a todos que ainda vão fazer seus comments, não só nessa como em todas as postagens. ok?

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  7. Renato Ribeiro - PE9 de abril de 2012 às 22:59

    Genial! Parabéns, mestre!

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  8. SENSACIONAL, muito bom mesmo, ta de parabéns Edu!

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  9. O que mais me impressiona é o tamnho do carinho, do amor. Parabéns pelo trabalho.

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  10. Muito bom! Se eu falar mais vou me repetir.O nível do Baú é este e pei buf! Na titela!

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  11. Excelente matéria!
    Este filme é importantíssimo na história da música pois fundamentou a estética dos videoclips. Tudo aquilo que a gente vê hoje em matéria de fotografia, dinâmica, enquandramentos, cortes rápidos vem daí. Sem falar na trilha sonora matadora!
    Não sou daquela época (tenho 35 anos) mas fico imaginando o impacto visual e sonoro que este filme deve ter gerado, levando em conta que o que se tinha antes eram musicais hollywoodyanos água com açúcar. Deve ter sido extremamente impacatante e inovador.
    Aliás, falando em visual, a capa deste disco é um primor de criatividade. Aquelas fotinhos dos Beatles fazendo caretas e poses, como se fossem "frames" cinematográficos passa uma idéia de movimento, de sequência, que eu nunca vi em nenhuma outra capa de qualquer outro artista.
    Um baita de um filme com uma baita de uma trilha sonora!
    Parabéns Edu pelo post!

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  12. QUEM FAZ O SOLO DE VIOLÃO NO INICIO DE "AND I LOVE HER"

    QUE SOUBER A RESPOSTA EU AGRADEÇO MUITO

    MUITO LINDO ESSE ESPECIAL SOBRE A HARD DAYS NIGHT, PARABENS EDU

    BY JOÃO BATISTA

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  13. Pra variar, mais um post com o padrão de qualidade "Baú do Edu"!
    Sensacional!
    Valeu Demais!
    Abração!

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  14. Postagem MARAVILHOSA...mer divirto e gosto de assistir sempre que posso.
    Valeu Edu realmente fez um dossiê como já disseram acima!

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  15. maravilhoso, parabéns Edu, seu blog é sensacional.

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