Em 2007, foi lançada pela Editora Madras a primeira edição do livro "Os Beatles e a Filosofia" de William Irwin e tradução de Marcos Malvezzi. O livro é uma coletânea dos filósofos Michael e Steven Baur coordenada por William Irwin, que descreve como a vida, a carreira, as letras e músicas dos Beatles conseguiram e conseguem explicar diversos fenômenos pelos quais todos nós passamos e também pelos quais os quatro rapazes de Liverpool passaram. Com depoimentos de diversos especialistas da área, o livro aborda as principais passagens da vida dos Beatles, suas frases de impacto, letras, harmonias e canções e explica como cada um dos fatos apresentados se relaciona com um ramo da filosofia ocidental e oriental. Nas quase 290 páginas, a coletânea aborda o ceticismo, a epistemologia, a ética da virtude, a ética feminista do cuidar, a crítica da cultura do consumismo e relaciona citações das letras dos Beatles a frases dos filósofos Adorno, Marx, Hegel e Nietzsche, entre outros. Os estudiosos de filosofia reuniram-se para analisar a fundo o pensamento e o comportamento dos Beatles e para levantar questões filosóficas presentes em suas músicas, como ética, cultura do consumo e ceticismo, além de tratar dos temas cotidianos nas canções sob a luz da filosofia, como amor, sociedade, política e espiritualidade. É um livro para entender um pouco mais sobre a relação de Paul com a filosofia do Amor, os jogos de linguagem nas letras de John, a comparação entre as idéias de George e o Existencialismo, e descubrir por que nenhum outro artista influenciou tanto tantas gerações. "Os Beatles e a Filosofia" ainda pode ser comprado nos sites de vendas on line como Amazon, Submarino, Mercado Livre, etc.
Excelente livro! Curioso que os próprios Beatles não se consideravam filósofos, mas existem conotações filosóficas em suas canções desde os primeiros trabalhos. Vale apena conferir.
ResponderExcluirTenho esse!
ResponderExcluirConfesso que tenho esse livro.Confesso que não cheguei à metade.Achei meio forçado as anlogias mas... sei não!
ResponderExcluirEsse eu quero ler!
ResponderExcluireu tenho, achei algumas coisas interessantes e outras forçadas como JC disse
ResponderExcluirIXE. NÃO TENHO, NÃO LI E NÃO GOSTEI, e A CAPINHA É MUITO FEIA!
ResponderExcluir