Há 39 anos, no dia 24 de abril de 1975, uma tragédia de proporções catastróficas decretava o início de uma maldição de uma das bandas mais espetaculares que já desfilaram pela passarela do Rock: BADFINGER! Naquela noite, Peter William Ham – fundador, líder, cantor, compositor e excepcional guitarrista da banda, encerrou a própria vida enforcando-se na garagem da casa onde vivia com a namorada que estava grávida de oito meses. Ele só tinha 27 anos. Guardadas as devidas proporções, PETE HAM tinha para o Badfinger, a mesma importância que John Lennon tinha para os Beatles. Sem ele, tudo era impossível. É muito difícil tentar explicar a história dessa banda resumidamente, por isso, precisaria ser um ‘especial’ enorme (que já houve, quando completamos 2 anos e foi a postagem nº 1000 do Baú).
Peter William Ham nasceu no dia 27 de abril de 1947, em Swansea, Wales, Inglaterra. Ele staria completando apenas 67 anos hoje.Começou a tocar ainda menino. Cresceu vendo a onda da Beatlemania chegar! Com 16 anos, conheceu Mike Gibbins e juntos formariam a base do que dois anos depois seria “THE IVEYS”. THE IVEYS foram para Londres e apadrinhados pelos próprios Beatles, mudariam o nome para BADFINGER. Tom Evans entrou. Joey Molland entrou. Finalmente a banda tomou sua forma clássica. O sucesso veio com “COME AND GET IT” de Paul McCartney no primeiro ábum e não parou mais. Logo depois explodia “NO MATTER WHAT” nas paradas inglesas, americanas e para todo o resto. Em seguida, mais sucessos: a indescritível e bela “WITHOUT YOU”, “BABY BLUE”, “ “I’D DIE BABY” e “DAY AFTER DAY”. Depois de trocarem de empresário, de gravadora e assinar um contrato milionário, descobriram que haviam sido enganados. Tinham perdido tudo! Depois disso, a banda ainda rastejou por uns dois anos produzindo clássicos que, apesar de não terem sido lançados na época, hoje tem um valor inestimável. Mas o fim já estava sacramentado desde a morte de Pete. Era apenas o começo da trágica história dessa banda maravilhosa. Que, sabe-se lá porque, talvez até por causa do suicídio de Pete, e consequentemente o de Tommy (nas mesmas circustâncias) foram "banidos" e "apagados da história do rock. Não da minha.
Um gênio !!
ResponderExcluirPena que não aguentou o peso e as mazelas desse mundo !!
BADFINGER FOREVER !!!
Artista inesquecível. Pena que, não fosse o Baú ninguém mais falaria sobre. Estas datas não serviriam para a Apple fazer um tremendo "auê" com relançamentos,raridades, etc?
ResponderExcluirEu achei a versão demo, gravada por Paul sozinho cantando e tocando todos os instrumentos melhor do que essa gravada por essa banda.
ResponderExcluirJC: Você bem sabe que "rei morto, rei posto". Se não for um John Lennon, depois de uma ano ninguém nem lembra mais. Acho até que foi grande coisa o relançamento dos Cds remasterizados. No ano passado, em homenagem a Badfinger, houve a inauguração de uma placa e uma praça em Swansea com o nome "Pete Ham". Abração!
ResponderExcluirCaro Pedro Paulo Fonseca:
Olá, rapaz. Quantos anos você tem? Não deve nem ter mais de 30. Isso que você disse, é sua opinião e foi publicada como qualquer outra e estará participando do sorteio da revistona. Mas também quero deixar a minha. Eu não acho não! E não conheço ninguém que seja mais fã de McCartney do que eu! Tenho certeza que a versão que você ouviu com Paul, foi a do Anthology 3 – remixada e editada pelos melhores produtores e engenheiros de som do mundo e 27 anos depois da gravação de Badfinger. Além disso, esse vídeo está em baixa resolução. Na internet, em qualquer lugar você pode encontrar os primeiros 4 álbuns da banda, gravados pela Apple, remasterizados e cristalinos. Para começar pela ordem, primeiro baixe “The Magic Christian Music” e garanto que nunca mais vai sair por aí dizendo qualquer coisa. Seja como for, obrigado pela participação. EduBadfinger.
Vige! Se fosse pra levar coice, eu mesmo cuidava dos meus cavalos. À propósito, tenho 45 anos!
ResponderExcluir'A PROPÓSITO' NÃO TEM CRASE. Meu caro: sabe qual é a diferença de sua opinião e uma pizza? A PIZZA,EU PEDI! Valeu! Muito obrigado pela sua participação!
ResponderExcluirOpa!
ResponderExcluirCalma gente...as duas versões são demais!
Aliás, baixando a discografia do BadFinger AGORA!
Boa noite, Edu! Olha, tenho meus 35 anos e conheci essa banda há pouco mais de 2 meses. Todo dia eu a escuto! É fantástica! É uma pena muito grande ter conhecido Badfinger somente agora. Pelo meu gosto, já a teria conhecido antes de nascer, nessa época maravilhosa que foi os anos 60 e 70.
ResponderExcluirQuando pesquisei pela banda aqui no google, por um lado fiquei alegre pq a cada música que eu ouvia cada vez me identificava mais, mas por outro fiquei triste pelo fim trágico da banda. Seria bom se por alguns momentos pudéssemos voltar no tempo. E fico aqui imaginando como seria ir em um show deles..rsrs. Seria perfeito!
No mais, excelente blog o seu! Muito obrigado pelo espaço, meu amigo! Vc tem instagram ou facebook? O meu é jrbarros_, pode me adicionar?