O público que visitar a exposição Beatlemania Experience – The Beatles Biography pode conferir em uma das alas, através de um filme de realidade virtual, o maior show da carreira da banda, no Shea Stadium, em Nova York ─ que ocorreu em 1965, nos EUA, para mais de 50 mil pessoas, recorde para um show musical na época. Para reproduzir essa experiência em realidade virtual, a empresa Let It Be, dos sócios Christian Tedesco, Rodrigo Tedesco e Carlos “Branco” Gualberto, responsável pela organização da exposição, convidou um dos principais especialistas em efeitos visuais de cinema do Brasil, o produtor Marcelo Siqueira, da Mistika. Sica, como Marcelo Siqueira é conhecido no mercado, tem um histórico de inovações na sua trajetória profissional. Foi um dos primeiros a trabalhar com alta definição (HD) no Brasil, foi coprodutor e desenvolveu a tecnologia do primeiro filme 3D do país, “Brasil Animado”, de Mariana Caltabiano. Em 2010, foi o vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelos efeitos visuais do longa “Besouro”, de João Daniel Tikhomiroff.
Na ala da Beatlemania Experience há 30 óculos de realidade virtual disponíveis para os visitantes. A imersão é tão completa que para qualquer lado que se mover a cabeça, direita ou esquerda, para baixo ou para o alto, a sensação de estar na arquibancada do estádio é imediata. “Reconstruímos o estádio, filmamos com uma câmera de 360o, aplicamos no filme cada detalhe daquele momento épico, as pessoas, a areia do estádio, a grama, o parapeito, as caixas de som, o palco, a ideia é transportar o público para dentro daquele show”, comenta Sica. O som dessa ala também é especial e foi assinado pela Cinemática Audiovisual, empresa parceira da Mistika. Foi produzido um som binaural, que gera a sensação de som em três dimensões, ou seja, foram reproduzidos tanto os sons mais próximos do espectador quanto os mais distantes. São várias camadas sonoras que dão a sensação do show estar acontecendo ao vivo, como se o público estivesse dentro do estádio assistindo este show histórico. A ‘Beatlemania Experience’ acontece até o dia 8 de novembro no estacionamento do Shopping Eldorado. Uma tenda com mais de 2 mil metros quadrados conta a história da banda, utilizando vídeos, fotos, textos e totens interativos.
Na ala da Beatlemania Experience há 30 óculos de realidade virtual disponíveis para os visitantes. A imersão é tão completa que para qualquer lado que se mover a cabeça, direita ou esquerda, para baixo ou para o alto, a sensação de estar na arquibancada do estádio é imediata. “Reconstruímos o estádio, filmamos com uma câmera de 360o, aplicamos no filme cada detalhe daquele momento épico, as pessoas, a areia do estádio, a grama, o parapeito, as caixas de som, o palco, a ideia é transportar o público para dentro daquele show”, comenta Sica. O som dessa ala também é especial e foi assinado pela Cinemática Audiovisual, empresa parceira da Mistika. Foi produzido um som binaural, que gera a sensação de som em três dimensões, ou seja, foram reproduzidos tanto os sons mais próximos do espectador quanto os mais distantes. São várias camadas sonoras que dão a sensação do show estar acontecendo ao vivo, como se o público estivesse dentro do estádio assistindo este show histórico. A ‘Beatlemania Experience’ acontece até o dia 8 de novembro no estacionamento do Shopping Eldorado. Uma tenda com mais de 2 mil metros quadrados conta a história da banda, utilizando vídeos, fotos, textos e totens interativos.
Deve ser demais essa Beatlelândia. Alguém aí já foi? Se quiser compartilhar conosco, será ótimo!
ResponderExcluirE a gente fica de longe... só imaginando.
ResponderExcluir