O single pacifista "Imagine", que marcou a história da música, completou 45 anos na última terça-feira (11). Composta e cantada por John Lennon, a canção teve como inspiração os primeiros versos do livro de poesias de sua musa Yoko Ono, "Grapefruit".
John Lennon e Yoko Ono, produziram a canção e o álbum do mesmo nome com Phil Spector. A gravação começou no estúdio na casa de John em Tittenhurst Park, na Inglaterra, em maio de 1971, e a edição dos acréscimos finais (de instrumentos ou voz) aconteceu no Record Plant em Nova York, durante julho. Um mês após o lançamento do LP em setembro, Lennon lançou "Imagine" como single nos Estados Unidos; a canção alcançou a terceira posição da Billboard Hot 100 e o LP alcançou o primeiro lugar das paradas no Reino Unido em novembro, mais tarde (depois da morte de Lennon) se tornou o álbum mais bem sucedido comercialmente e aclamado pela crítica da carreira solo de John. Apesar de não ser originalmente lançada como single no Reino Unido, "Imagine" foi lançada em 1975 para promover o LP “Shaved Fish” e alcançou o sexto lugar nas paradas daquele ano. A canção já vendeu desde então mais de 1,6 milhões de cópias no Reino Unido, e alcançou o primeiro lugar após a morte de John Lennon em dezembro de 1980. Na terceira posição da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista "Rolling Stone", a música é considerada uma das mais influentes do mundo contemporâneo. Os versos pedem um mundo unificado, onde não existam fronteiras, religiões e qualquer outro motivo que segregue as pessoas. A letra utópica atravessou os tempos desde a Guerra do Vietnã, mas hoje, 45 anos depois, o belo sonho descrito por John Lennon continua a existir somente na imaginação.
Daqui a 100 anos, ainda será eterna!
ResponderExcluir100 anos eu não diria... mas uns 200 anos, tenho certeza!
ResponderExcluirPode ser, Edu. Pode ser.
ResponderExcluirO que dizer dessa canção, que ainda não tenha sido dito? Eterna! A canção da minha vida! "Imagine" me faz acreditar que o mundo tem jeito!
ResponderExcluir