“No início dos anos 1960, John
Phillips fazia parte de uma banda folk chamada os Journeymen, com seu grande
amigo Scott McKenzie. Na estrada, Phillips conheceu a modelo Michelle Gilliam
(nascida em 1944), que tinha 16 anos na época, e em dezembro de 1962 largou a
mulher e os dois filhos para se casar com ela. A diferença de nove anos entre
os dois era apenas dois anos menor que a entre Sonny e Cher.
Durante uma turnê, Phillips também conheceu o folkie Denny Doherty, e depois que os Journeymen chegaram ao fim, ele tentou formar com Michelle e Doherty os New Journeymen na primavera de 1965. Doherty insistiu para Cass Elliot entrar no grupo. Uma noite, quando os outros tinham tomado ácido, ele a mandou ir até lá e se apresentar. Phillips considerou a voz de Cass Elliot baixa demais e achou que ela não era atraente o suficiente.
Naquele verão, Phillips, Michelle, Doherty e a filha de 5 anos de Phillips, Mackenzie, foram para as Ilhas Virgens pendurando a conta no cartão American Express. Lá, moraram em barracas, e os adultos tomavam ácido todo dia, parando em um bar chamado Creeque Alley, que pertencia a Hugh Duffy, posteriormente transformado em mito na canção do The Mamas and the Papas, “Creeque Alley”. Cass foi atrás deles, perturbando Phillips para que a deixasse entrar, e ele finalmente concordou.
De repente, seu velho amigo Barry McGuire começou a disparar nas paradas com “Eve of Destruction”. Alguns anos antes, quando Phillips morava no Earl Hotel, McGuire o visitava para tocar com ele e Roger McGuinn. Cass também o conhecia e ligou para ele, perguntando se precisava de vocalistas de apoio. Os dois foram encontrá-lo em Los Angeles e lhe apresentaram canções como “Califórnia Dreamirí”, que Phillips tinha composto dois anos antes em Nova York, no auge do inverno, quando chamou Michelle para ajudá-lo a terminá-la. McGuire quis gravá-la nos vocais de apoio com eles.
O megaempresário Lou Adler os ouviu e logo decidiu se tornar seu manager e produtor. Inicialmente, iam lançar “Go Where You Wanna Go” como primeiro single. Mas, conforme o grupo trabalhava sua parte vocal para a versão de McGuire de “Califórnia Dreamirí”, Adler percebeu que tinha encontrado ouro e lhe disse que aquele tinha que ser seu single. Eles se desculparam ao pedi-lo de volta a McGuire, que ficou aborrecido, mas entendeu. O produtor Adler substituiu o canal de voz de McGuire com o de Doherty em cima da instrumentação do Wrecking Crew e acrescentou uma flauta. Eles só estavam precisando de um nome, que o quarteto escolheu depois de ouvir os Hells Angels chamarem suas mulheres de Mamas.
O single foi a primeira canção de Phillips em louvor à Costa Oeste, e, após seu lançamento em dezembro, inspirou muita gente a pegar a mochila e seguir seus sonhos. Mas, no momento em que “Califórnia Dreamin” estava se tornando realidade, Michelle e Doherty quase acabaram com tudo. Na festa de aniversário de Cass, Phillips e ela apagaram. Sem dizer nada, Doherty levou Michelle para o apartamento ao lado e eles fizeram amor. Na segunda-feira seguinte, o quarteto assinou contrato com a empresa de Adler, a Dunhill. Na quarta-feira, Phillips pegou sua companheira de banda e esposa em flagrante.
De algum modo, a banda continuou. Phillips e Michelle se mudaram para uma área diferente da cidade. Mas Doherty disse: “Michelle passou a ter certa independência, podendo sair e ter um caso com quem ela quisesse àquela altura, porque seu marido tinha acabado de aceitar que ela estava tendo um caso comigo, por razões que só ele sabia. Por isso, ela começou a sair com outras pessoas, e então está com dois caras, John e eu, fazendo [gemidos de sofrimento] ‘Ahh, ohh...’ Ela está saindo com outras pessoas, e na verdade ele não consegue resolver isso com ela. Não consigo resolver isso com ela por causa do grupo, e eles são marido e mulher. Enquanto isso, estou recuando, e Cass fica dizendo: ‘Seu canalha.. | Foi um período muito delicado.”
Certo dia, Phillips tentou chegar escondido para flagrar Michelle e Doherty, mas a primeira o viu se aproximando e fugiu. Ao voltar, ouviu Phillips dizendo: “Eu entendo, Denny. Eu entendo a tentaçãozinha que ela é.”
Michelle recordou: “Pensei: ‘Espere um minuto. Agora é tudo minha culpa?’ Eles estavam falando de modo muito masculino, como amigos.” Cass, enquanto isso, nutria havia muito tempo um interesse não correspondido por Doherty e estava furiosa com Michelle, apesar de ter acabado por perdoá-la. Cass se declarou a Denny, mas ele recusou. Doherty compôs a música de “I Saw Her Again Last Night”, depois Phillips escreveu a letra sobre a infidelidade de Doherty e Michelle, e Doherty disse a primeira “[John] queria que eu a cantasse ao vivo toda noite. ‘Olhe você aqui... cante sobre isso!”’.21 Doze anos depois até o Fleetwood Mac teria dificuldade em se igualar à dinâmica interna conturbada do The Mamas and the Papas. E Phillips ainda nem tinha começado seu caso com Gene Clark, um dos fundadores dos Byrds. A essa altura, “California Dreamin’” estava empatada com “The Ballad of the Green Berets” na luta pela música mais vendida de 1966.” Andrew Green Jackson*
Durante uma turnê, Phillips também conheceu o folkie Denny Doherty, e depois que os Journeymen chegaram ao fim, ele tentou formar com Michelle e Doherty os New Journeymen na primavera de 1965. Doherty insistiu para Cass Elliot entrar no grupo. Uma noite, quando os outros tinham tomado ácido, ele a mandou ir até lá e se apresentar. Phillips considerou a voz de Cass Elliot baixa demais e achou que ela não era atraente o suficiente.
Naquele verão, Phillips, Michelle, Doherty e a filha de 5 anos de Phillips, Mackenzie, foram para as Ilhas Virgens pendurando a conta no cartão American Express. Lá, moraram em barracas, e os adultos tomavam ácido todo dia, parando em um bar chamado Creeque Alley, que pertencia a Hugh Duffy, posteriormente transformado em mito na canção do The Mamas and the Papas, “Creeque Alley”. Cass foi atrás deles, perturbando Phillips para que a deixasse entrar, e ele finalmente concordou.
De repente, seu velho amigo Barry McGuire começou a disparar nas paradas com “Eve of Destruction”. Alguns anos antes, quando Phillips morava no Earl Hotel, McGuire o visitava para tocar com ele e Roger McGuinn. Cass também o conhecia e ligou para ele, perguntando se precisava de vocalistas de apoio. Os dois foram encontrá-lo em Los Angeles e lhe apresentaram canções como “Califórnia Dreamirí”, que Phillips tinha composto dois anos antes em Nova York, no auge do inverno, quando chamou Michelle para ajudá-lo a terminá-la. McGuire quis gravá-la nos vocais de apoio com eles.
O megaempresário Lou Adler os ouviu e logo decidiu se tornar seu manager e produtor. Inicialmente, iam lançar “Go Where You Wanna Go” como primeiro single. Mas, conforme o grupo trabalhava sua parte vocal para a versão de McGuire de “Califórnia Dreamirí”, Adler percebeu que tinha encontrado ouro e lhe disse que aquele tinha que ser seu single. Eles se desculparam ao pedi-lo de volta a McGuire, que ficou aborrecido, mas entendeu. O produtor Adler substituiu o canal de voz de McGuire com o de Doherty em cima da instrumentação do Wrecking Crew e acrescentou uma flauta. Eles só estavam precisando de um nome, que o quarteto escolheu depois de ouvir os Hells Angels chamarem suas mulheres de Mamas.
O single foi a primeira canção de Phillips em louvor à Costa Oeste, e, após seu lançamento em dezembro, inspirou muita gente a pegar a mochila e seguir seus sonhos. Mas, no momento em que “Califórnia Dreamin” estava se tornando realidade, Michelle e Doherty quase acabaram com tudo. Na festa de aniversário de Cass, Phillips e ela apagaram. Sem dizer nada, Doherty levou Michelle para o apartamento ao lado e eles fizeram amor. Na segunda-feira seguinte, o quarteto assinou contrato com a empresa de Adler, a Dunhill. Na quarta-feira, Phillips pegou sua companheira de banda e esposa em flagrante.
De algum modo, a banda continuou. Phillips e Michelle se mudaram para uma área diferente da cidade. Mas Doherty disse: “Michelle passou a ter certa independência, podendo sair e ter um caso com quem ela quisesse àquela altura, porque seu marido tinha acabado de aceitar que ela estava tendo um caso comigo, por razões que só ele sabia. Por isso, ela começou a sair com outras pessoas, e então está com dois caras, John e eu, fazendo [gemidos de sofrimento] ‘Ahh, ohh...’ Ela está saindo com outras pessoas, e na verdade ele não consegue resolver isso com ela. Não consigo resolver isso com ela por causa do grupo, e eles são marido e mulher. Enquanto isso, estou recuando, e Cass fica dizendo: ‘Seu canalha.. | Foi um período muito delicado.”
Certo dia, Phillips tentou chegar escondido para flagrar Michelle e Doherty, mas a primeira o viu se aproximando e fugiu. Ao voltar, ouviu Phillips dizendo: “Eu entendo, Denny. Eu entendo a tentaçãozinha que ela é.”
Michelle recordou: “Pensei: ‘Espere um minuto. Agora é tudo minha culpa?’ Eles estavam falando de modo muito masculino, como amigos.” Cass, enquanto isso, nutria havia muito tempo um interesse não correspondido por Doherty e estava furiosa com Michelle, apesar de ter acabado por perdoá-la. Cass se declarou a Denny, mas ele recusou. Doherty compôs a música de “I Saw Her Again Last Night”, depois Phillips escreveu a letra sobre a infidelidade de Doherty e Michelle, e Doherty disse a primeira “[John] queria que eu a cantasse ao vivo toda noite. ‘Olhe você aqui... cante sobre isso!”’.21 Doze anos depois até o Fleetwood Mac teria dificuldade em se igualar à dinâmica interna conturbada do The Mamas and the Papas. E Phillips ainda nem tinha começado seu caso com Gene Clark, um dos fundadores dos Byrds. A essa altura, “California Dreamin’” estava empatada com “The Ballad of the Green Berets” na luta pela música mais vendida de 1966.” Andrew Green Jackson*
The Mamas & the Papas foi um grupo vocal formado em Nova York nos anos a a partir da segunda metade da década de 1960, por John Phillips (responsável pelas composições do grupo), sua mulher, Michelle Phillips, 'Mama' Cass Elliot e Denny Doherty. Entre 1966 e 1968, alcançaram renomados sucessos nas paradas de todo o mundo com canções como “Monday, Monday” e "California Dreamin”, até hoje cultuados como clássicos de uma época. The Mamas & The Papas foi uma das únicas bandas norte-americanas a conseguir manter o sucesso e competir com a conhecida “Invasão Britânica”.
The Mamas & the Papas gravou e se apresentou de 1965 a 1968, lançando cinco álbuns e deixando um legado de dez sucessos entre os compactos mais vendidos. O sucesso se deve às belas harmonizações vocais, acompanhamento em estúdio de seus discos por músicos profissionais, e a sua participação na contracultura sessentista. O grupo também deixou um legado de excelentes releituras de vários sucessos de outros artistas dos anos 1960, como “I Call Your Name”, “Do You Wanna Dance?”, “My Girl” e “Twist and Shout”.
O nome The Mamas & The Papas surgiu inspirado por um programa de televisão, em que seus integrantes assistiam a uma entrevista com alguns Hell's Angels e um deles disse que chamavam suas mulheres de 'mammas', o que bastou para que Cass e Michelle quisessem ser 'mammas também, sobrando então para John e Denny serem os 'papas'. Em 1966, o grupo lançou seu primeiro álbum, If You Can Believe Your Eyes and Ears, que trazia dois dos seus maiores sucessos, "California Dreaming" e "Monday, Monday", e atingiu o primeiro lugar nas paradas americanas. Em 2003, a revista especializada em música Rolling Stone listou este álbum na 127ª posição entre os 500 melhores de todos os tempos. John Phillips casou-se com Michelle Gillian (Phillips) em 1962. Depois do início do sucesso do grupo, Michelle e Denny Doherty, o principal vocalista, começaram um romance que mativeram em segredo dos outros membros do grupo, até ser descoberto pelo marido John. Posteriormente, Michelle acabou se envolvendo com Gene Clark do grupo The Byrds. Com isso, John Philips consultou advogados, e Michelle acabou sendo formalmente demitida do grupo em 1966. Para seu lugar foi contratada Jill Gibson, antes do lançamento do segundo álbum chamado The Mamas & The Papas.
O álbum trouxe os sucessos Dancing in the Street, Words Of Love e Dedicated To The One I Love e atingiu o quarto lugar nas paradas de sucesso americanas. Como os fãs não aceitaram muito Jill, o grupo aceitou Michelle de volta ainda em 1966. John e Michelle acabaram se reconciliando pouco tempo depois. Em 1967, lançaram o álbum Deliver, que foi segundo lugar nas paradas dos mais vendidos e trouxe alguns sucessos como "My Girl" e "Creeque Alley". Neste mesmo ano, John Philips ajudou a organizar o Festival de Monterey Pop, no qual o grupo se apresentou, uma de suas últimas apresentações ao vivo.
John Phillips, o mentor, morreu em março de 2001, de câncer.
John Phillips, o mentor, morreu em março de 2001, de câncer.
Legal demais.
ResponderExcluirOs vocais e harmonias mais maravilhosos dos 60's.
ResponderExcluir