O álbum “1” foi lançado nos dias 13 e 14 de novembro de 2000 no Reino Unido e nos Estados Unidos respectivamente. Embora possa parecer surpreendente, “1” foi a primeira coletânea dos Beatles a ser lançada desde 20 Greatest Hits, 18 anos antes, e a primeira a ser lançada em CD. A ideia era simples: reunir todos os sucessos número 1 da banda na Inglaterra e nos EUA. Apesar de a maioria dos compactos haver chegado ao topo de ambas as paradas de sucessos, a primeira e a última músicas do álbum reforçam que isso nem sempre aconteceu. “Love Me Do” chegou apenas à 17ª posição quando lançada no Reino Unido em 1962, mas quando foi lançada nos EUA em 1964, a banda era tão popular que garantia que a música emplacasse no topo, o que de fato aconteceu. Por outro lado, a última número 1 dos Beatles nas paradas americanas – “The Long And Widing Road” – nem ao menos foi lançada no Reino Unido como single.
Na versão em vinil, o álbum incluía os quatro famosos retratos do grupo feitos pelo fotógrafo Richard Avedon e um poster de 61 x 91,5 cm com as fotos das capas de 126 compactos, enquanto o CD vinha acompanhado de um encarte de 32 páginas com prefácio de George Martin e uma página contendo imagens das capas de cada um dos compactos.
A coletânea acabou se tornando o álbum de maiores sucessos mais vendido de todos os tempos. Até então, nenhuma coletânea dos Beatles chegara à primeira posição, nem mesmo os álbuns Vermelho e Azul, mas “1” chegou ao topo das paradas tão logo foi lançado. Na primeira semana, o álbum vendeu mais de 300 mil cópias no Reino Unido (60 mil no dia do lançamento), e ao final da segunda, mais de 500 mil cópias já haviam sido vendidas. A coletânea ficou mais de um ano na lista dos álbuns mais vendidos e ocupou a primeira posição por nove semanas seguidas.
O desempenho nos EUA foi ainda mais impressionante. O álbum vendeu mais de meio milhão na semana do lançamento, 5 milhões até o final do primeiro mês no mercado e 8 milhões em menos de um ano. A Billboard o elegeu Álbum do Ano e ofereceu aos Beatles o prêmio de Banda do Ano em 2001, apesar de eles haverem se separado mais de 30 anos antes! Mundialmente, o álbum emplacou nas paradas de 34 países e vendeu fabulosos 23 milhões de cópias nos dois meses seguintes ao lançamento. 1 foi um sucesso comercial e liderou as paradas em todo o mundo. 1 é o quarto álbum mais vendido nos EUA desde que a Nielsen SoundScan começou a rastrear as vendas de álbuns nos EUA em janeiro de 1991 e o álbum mais vendido da década (2000 a 2009) nos EUA e o álbum mais vendido da década em todo o mundo. 1 foi remasterizado e reeditado em setembro de 2011 novamente em várias edições de luxo diferentes e em novembro de 2015, o mais completo dos quais é um conjunto de três discos intitulado 1+ , que inclui DVDs com os vídeos de todas as músicas com uma qualidade que nunca se viu antes. A partir de junho de 2015, 1 é o sexto álbum mais vendido do século XXI, tendo vendido mais de 3,1 milhões de cópias.
Em 6 de novembro de 2015, a Apple Corps lançou uma versão deluxe do álbum original, intitulada 1+ . A maioria das faixas em 1 foi remixada dos masters originais por Giles Martin, exceto as três primeiras faixas, que são as mixagens mono originais. Além das novas mixagens, existem som surround 5.1, mixagens apresentadas como Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio na versão Blu-ray e Dolby Digital e DTS na versão DVD. 1+ também inclui 50 filmes / performances promocionais, além de comentários e apresentações de Paul McCartney e Ringo Starr. Todos os vídeos foram restaurados e aprimorados digitalmente. Eles estão disponíveis em DVD e Blu-ray. As variações de 1 / 1+ incluem CD, CD / DVD, CD / Blu-ray, CD / 2DVD, CD / 2Blu-ray padrão. As edições de vídeo de duplo disco também possuem um livro de 124 páginas. As edições de vídeo em DVD / Blu-ray também estão disponíveis avulsas.
Adoro!!!
ResponderExcluirMesmo não trazendo nada de novo, essa coletânea é fundamental. Assim como a versão em DVD.
ResponderExcluirBeatles arrasadores!!
ResponderExcluir