Já como empresário dos Beatles, Brian Epstein era muito conceituado no mundo dos discos, por ser dono de uma das melhores lojas de disco do Norte. Seu prestígio com a gravadora Decca era muito bom e ele conseguiu que enviassem um encarregado de Artistas e Repertórios (A&R) para ouvir os Beatles no Cavern Club. A Decca enviou Mike Smith no final de 1961. Mike Smith gostou muito do que ouviu e prometeu arranjar a ida deles para Londres para uma audição nos estúdios da Decca. Esta audição serviria para conhecer o grupo, ouvir o som e ver como ficava depois de gravado.
No dia 1º de janeiro de 1962, há exatos 55 anos, os Beatles, ainda com Pete Best, foram para Londres fazer um teste para Mike Smith, diretor de repertório da Decca Records. no estúdio da gravadora em Broadhurst Gardens, em West Hampstead, no norte de Londres. A banda e Neil Aspinall, o roadie, chegaram a Londres a bordo de uma perua entulhada de equipamentos de som. após terem viajado durante dez horas, sob uma terrível nevasca na véspera de Ano-Novo. Tonny Meehan, antigo baterista do The Shadows, que havia se juntado a Decca como produtor no ano anterior, estava na técnica, e a banda ficou impressionada ao conhecê-lo. Os Beatles estavam nervosos e Mike Smith estava atrasado, por causa de uma noitada. Quando Smith viu o estado dos amplificadores dos rapazes, insistiu para que usassem o equipamento do estúdio, apesar de não estarem familiarizados com ele.
O grupo gravou 15 músicas escolhidas por Brian Epstein. Às 11h começaram o teste, que terminou cerca de uma hora depois. Para mostrar sua versatilidade, tocaram uma seleção de canções antigas, algumas composições próprias e alguns sucessos das paradas: "Like Dreamers Do" (de Lennon e McCartney); "Money (That’s What I Want)"; "Till There Was You"; "The Sheik Of Araby"; "To Know Her Is To Love Her"; "Take Good Care Of My Baby"; "Memphis, Tennessee"; "Sure To Fall (In Love With You)"; "Hello Little Girl" (de Lennon e McCartney): "Three Cool Cats"; "Crying, Waiting, Hoping"; "Love Of The Loved" (de Lennon e McCartney) "Scptember In The Rain"; "Besame Mucho" e "Searchin". Smith disse que daria uma resposta a Epstein e praticamente os colocou para fora do estúdio, pois estava atrasado para outro compromisso com Brian Poole e The Tremeloes. Ele parecera empolgado e o grupo Ioi embora bem otimista. Os Beatles e Brian Epstein hospedaram-se no Royal Hotel, cuja diária custava 27 xelins por noite, com café da manhã, e comemoraram com rum e uísque com coca-cola. Mike Smith prensou várias cópias em acetato para mostrá-las a Dick Rowe, seu chefe e diretor da área de música "pop” do departamento de repertório, quando este voltasse dos Estados Unidos. Todavia, Rowe não aprovou o grupo, fazendo uma declaração que entraria para a história: "Sr. Epstein, grupos de rock estão saindo de moda. O senhor deveria continuar vendendo discos em Liverpool" e, por fim, disse que guitarras elétricas estavam "por fora” Rowe ficou conhecido como “o homem que rejeitou os Beatles”. John Lennon atribuiu o fracasso do teste ao fraco repertório escolhido por Brian. Com o dedo apontado pra o rosto de Epstein, disse-lhe que a partir dali, nunca mais se meteria em questões musicais do grupo. E assim foi.
Muito legal a audição da deca. Já mostraram o que viria dali em diante.
ResponderExcluirEssas fotos aí com são uma pedra no sapato dos Beatles hã
ResponderExcluirEssas fotos aí com o Pede Best e a audição na Deca são uma pedra no sapato dos Beatles hã
ResponderExcluirSempre tenho dúvidas sobre a saída dele...
O que saiu de moda mesmo foi o Dick Rowes.
ResponderExcluirEssa declaração dele deve ter repercutido pelo universo afora...
Ainda bem que, logo depois, o George o aconselhou e ele pôde, pelo menos, minimizar a perda, contratando os Rolling Stones para o seu selo.
Essa declaração do Sr. Dick Rowe, se mostrou totalmente errada. No caso dos Stones, ao menos ele não repetiu o erro.
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