Back to the Egg estava quase todo planejado naquele final de setembro de 78. Mas durante as sessões no castelo Lympne, Paul decidiu apresentar uma surpresa aos seus parceiros de banda. Uma fita com a demo original de “Rockestra Theme”, gravada por ele ao piano havia uns cinco anos e propôs a ideia de convocar alguns dos nomes mais poderosos do rock britânico para acompanhá-lo na empreitada. Mas reunir no mítico Studio 2 de Abbey Road membros do The Who, Led Zeppelin, Pink Floyd além de Hank Marvin e Ray Cooper não seria coisa para amadores.
Paul recorda: ‘“Rockestra Theme’ traz ótimas memórias para mim - de John Bonham em particular. Porque ele é o motor por trás da seção rítmica. Todos os caras bacanas que apareceram: Pete Townshend, Hank Marvin, David Gilmour, John Paul Jones... Era uma ideia engraçada, que tentamos revitalizar. Pensei: quantas cidades do mundo possuem inúmeros bateristas, guitarristas e baixistas que conseguem se reunir apenas em grupos pequenos, enquanto violinistas, percussionistas e violoncelistas estavam acostumados aos grupos maiores? Foi algo do tipo: por que então nós não fazemos o contrário e reunimos um grande grupo de rock? Imagine vinte baixistas, dez bateristas... Seria uma cena fantástica, e eu pensei em fazer algo que fosse uma espécie de convite.
Muito mais complicado do que gravar “Rockestra Theme” de forma simultânea como uma “orquestra de roqueiros”, foi conseguir reunir tanta gente daquele calibre para dois dias de trabalhos em Abbey Road. No total, 15 grandes nomes, além do Wings e a banda de metais liderada por Tony Dorsey participariam das sessões em outubro. No final, a logística empregada por Paul, Linda e o pessoal da MPL dera mais do que certo. Apenas Jeff Beck e Eric Clapton da lista original deixariam de comparecer. Já o baterista do The Who, Keith Moon - um dos primeiros nomes imaginados por Paul faleceria algumas semanas antes do projeto começar.
Quando o último prato de bateria socado por John Bonham ricocheteou dentro de Abbey Road, até mesmo o sempre pragmático Pete Townshend se curvou: “Temos de fazer isso todo final de semana, Paul!”, brincou o guitarrista do The Who. Na opinião da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos, “Rockestra Theme” tinha sido um sucesso. Em 1980, a faixa seria premiada com o Grammy de Melhor Instrumental de Rock - o primeiro da história. A música foi gravada nos dias 3 e 4 de outubro em Abbey Road. Participaram: Paul McCartney: Baixo, piano, vocal; Linda McCartney: Backing vocais e teclados; Denny Laine, Laurence Juber, David Gilmour, Pete Townshend: Guitarra; Tony Ashton: Teclados; Gary Brooker: Piano; Bruce Thomas e Ronnie Lane: Baixo; John Paul Jones: Baixo e piano; Steve Holley, John Bonham e Kenney Jones: Bateria; Ray Cooper, Tony Carr e Morris Pert: Percussão; Tony Dorsey, Howie Casey, Thaddeus Richard e Steve Howard: Metais. Fonte: “MASTERS – Paul McCartney em discos e canções” de Claudio Dirani – Ed. Sonora, 2017 – Absolutamnete imperdível!
Simplesmente fantástico!
ResponderExcluirTambém...
Com um timaço desses não poderia ser diferente!
Sensacional!! Só feras nessa super banda!!
ResponderExcluir