sexta-feira, 13 de abril de 2018

THE BEATLES - I'LL GET YOU - SENSACIONAL!*****


"I'll Get You" foi escrita por John e Paul na casa de John como sequência de "From Me To You" e se tornou o lado B da irresistível "She Loves You", composta dias depois, mas que eles acharam melhor. A letra, mais reflexiva que alegre, parecia ter mais de Lennon do que de McCartney, e há uma certa semelhança entre os versos de abertura ("Imagine i'm in love with you, it's easy 'cos i know") e os de "Imagine" ("Imagine there's no heaven, it's easy if you try"), megasucesso de Lennon em 1971. "I'll Get You" foi gravada no dia 1 de julho de 1963 e foi uma das primeiras músicas a expor claramente a crença de John na visualização criativa - a ideia de que, ao imaginar coisas que queremos que aconteçam, podemos concretizá-las. Para Paul, que ainda a considera uma de suas faixas favoritas dos Beatles, o uso da palavra "imagine" evocava o começo de um conto de fadas infantil e era um convite a um universo fictício. Um dos truques musicais da composição, a mudança de ré para lá menor para quebrar a palavra "pretend", foi tirado da versão de Joan Baez da tradicional "All My Trials", de seu álbum de estreia de 1960. Na música de Baez a mudança ocorre no primeiro verso, sob as palavras "don't you cry". "I'll Get You" foi lado B em duas ocasiões distintas, de "She Loves You", em 28 de agosto de 1963 e também apareceu mais tarde nos EUA em 21 de maio 1964, como lado B de "Sie liebt Dich" (She Loves You em alemão). A música também foi lançada nos EUA no álbum The Beatles 'Second Album. Nunca foi lançada em álbum no Reino Unido até o "Rarities" em 1978 como parte da coleção "The Beatles Collection". Uma versão ao vivo da música, gravada no London Palladium em 13 de outubro 1963, foi incluída no Anthology 1. Também apareceu em CD no primeiro disco dos álbuns "Past Masters"

3 comentários:

  1. Gosto demais. Uma das que mais saio cantarolando por aí...

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  2. Você quis dizer mudança de E para Bm pois a música é no tom de Mi Maior não tem nada de D e Am.

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  3. Primeiro, não deveria comentar como anônimo, não tem nenhuma credibilidade. Segundo, pode ser até que possa estar certo, no entanto, no livro de Mark Lewisohn “The Beatles Recording Sessions” McCartney diz: “A mudança de acorde de ‘Não é como eu fingir’ passa de D para A menor”, creditando a mudança à versão de Joan Baez da canção All My Trials" como inspiração. Outros autores como Hunter Davies, confirmam o que foi dito na postagem. Seja como for, valeu, obrigado. Assine o próximo, se houver.

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