domingo, 15 de abril de 2018

WINGS - SPIRITS OF ANCIENT EGYPT - SENSACIONAL!*****


Se existe o trabalho de uma pessoa que nunca canso de elogiar, esta pessoa é o jornalista brasileiro Claudio Dirani, que, no final do ano passado, nos brindou com seu mais novo livro, o incrível "Masters - Paul McCartney em Discos e Canções", uma bíblia indispensável para qualquer fã de Paul e dos Beatles. Desta vez, a gente confere aqui um trecho do capítulo sobre o álbum "Venus And Mars", um dos melhores de Paul e seus Wings, mais especificamente sobre a incrível "Spirits Of Ancient Egypt", assinada por Paul & Linda McCartney e cantada por Denny Laine, mas que, o baixo de McCartney é um show à parte.
Lendas e fatos se confundem sobre a Grande Pirâmide de Gizé - ou Quéops - situada em Al Haram, Nazlet El-Semman, Egito. Esses dados fascinantes chegariam ao conhecimento de Paul McCartney de forma inesperada, enquanto gravava “Junior’s Farm” e outras canções em Nashville. Chet Atkins era uma lenda da música country e um verdadeiro cavalheiro sulista. Paul esperava ouvir dele histórias clássicas das ses­sões nos estúdios da cidade e outros causos da música. Mas em um jantar na casa de Chet Atkins, o guitarrista falaria maravilhas sobre um livro lançado em 1971, de autoria do americano Peter Tompkins (1919- 2007), famoso jornalista e espião da Segunda Guerra.
Paul: “Chet me perguntou se eu já ouvira falar sobre o livro Se­gredos da Grande Pirâmide. Respondí que ainda não. Então, ele foi ao quarto pegá-lo e me emprestou. Naquela mesma noite, comecei a devorá-lo. O livro conta detalhes sobre as medidas da pirâmide de Gizé, e como a circunferência do Planeta teria sido incorporada às di­mensões da pirâmide. Gosto do fato de um título inusitado como esse ter sido inspirado por alguém como Chet... No fim. a música saiu algo totalmente diferente — ficou bem animada — mas a letra tem o seu tom irônico. Denny é o vocalista.”
Denny Laine: "Naquela época, todos nós curtíamos muito ler esse tipo de coisa. Quando um programa sobre as pirâmides e o Egito é exibido no History Chanel eu não perco. O tema é fascinante. Tam­bém adoro o tema sobre alienígenas e civilizações antigas.”
Com “Spirits of Ancient Egypt”, Venuss and Mars abria espaço para Denny repetir sua função em Band on the Run como vocalista em uma das faixas. Mas ao contrário de “No Words” (resgatada pelo Wings apenas em 1979), a música inspirada pelo livro de Chet Atkins não sairia do setlist da tumê mundial do Wings, programada para começar em setembro. “Spirits of Ancient Egypt” começou a ser gravada em 23 de janeiro de 1975 em Nova Orleans e ainda contou com mais duas sessões em 18 e 20 de fevereiro no Sea-Saint Studios. A canção foi finalizada no Wally Heider, em Los Angeles, em l7 de março, com a seguinte forma­ção: Paul: Vocal, backing vocaIs, baixo, moog e gongo. Linda: Teclados e backing vocais. Denny Laine: Vocal principal e guitarra, Jimmy McCulloch: Guitarra. Joe English: Bateria e gongo.

O sensacional livro "Masters - Paul McCartney em Discos e Canções" de Claudi Dirani ainda pode ser encontrado. Compre já o seu!

2 comentários:

  1. Sensacional, essa música!!Também interessante a história sobre como foi composta.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, aproveitando para ouvir o álbum "Venus and Mars" inteiro aqui no YouTube. Maravilhoso!!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!