“Dear Yoko” aparece como a 5ª faixa do lado 2 de Double Fantasy, o quinto álbum de estúdio de John Lennon e Yoko Ono, lançado em 17 de novembro de 1980, poucos dias antes de Lennon ser assassinado. A música foi produzida por John Lennon, Yoko Ono e Jack Douglas e participaram da gravação: John Lennon: vocais e guitarra elétrica; Hugh McCracken: guitarra, gaita; Tony Levin: baixo; George Small: teclados; Michelle Simpson, Cassandra Wooten, Cheryl Mason Jacks e Eric Troyer: backing vocals; Andy Newmark: bateria e Arthur Jenkins: percussão. Além de Double Fantasy, “Dear Yoko” aparece também em John Lennon Anthology e John Lennon Acoustic.
Da mesma forma como John Lennon fechou o álbum Imagine com “Oh Yoko!”, sua última palavra no álbum Double Fantasy foi uma canção de amor explicitamente dedicada à sua esposa Yoko Ono. “Diz tudo. É uma faixa legal e é sobre a minha esposa. Em vez de ‘Dear Sandra’, que outro cantor pode escrever sobre uma mulher que pode ou não existir, isso é sobre minha esposa”. Em outro lugar do álbum, ele havia cantado “Woman”, uma canção de amor universal destinada a atrair todos. Lennon frequentemente esvoaçava entre o geral e o específico em suas músicas; Beautiful Boy (Darling Boy), por exemplo, foi gravada inicialmente sem nomear seu filho Sean.
John Lennon gravou uma demo de “Dear Yoko” em sua casa em Cold Spring Harbor, em Long Island, na primavera de 1980, realizada diretamente em uma câmera de vídeo. Ele gravou a música novamente em junho de 1980, enquanto passava férias nas Bermudas. A música foi gravada no estúdio Hit Factory, em Nova York, em 14 de agosto de 1980, em apenas seis tomadas. A primeira delas foi incluída na caixa de 1998 John Lennon Anthology. Aqui, pela 1ª vez, a gente confere essa rara gravação demo de John Lennon em Cold Spring Harbor e embaixo, a gravação de estúdio. Valeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!