“Good Day Sunshine” foi composta por Paul McCartney na casa de John Lennon em um dia especialmente ensolarado. Paul admitiu em 1984 ter sido influenciado por The Lovin’ Spoonful, banda de folk rock de Nova York que teve dois sucessos nos EUA, “DoYou Believe In Magic?” e “You Didn’t HaveTo Be So Nice”. O grupo se destacava pelas composições líricas e folk de seu fundador, John Sebastian, que mais tarde, como artista solo, fez uma performance memorável no filme Woodstock. A canção específica que inspirou Paul naquele dia foi “Daydream”, primeiro sucesso do "Spoonful" na Inglaterra.
Assim como “Good Day Sunshine”, “Daydream” começa com uma guitarra sincopada e conta uma história alegre de amor, em um dia de tempo bonito: “I’m blowin’ the day to take a walk in the sun, and fall on my face on somebodys new-mown lawn” – “Encerrei meu dia para caminhar ao sol, e cair de cara no gramado recém-cortado de alguém”. “Uma das coisas maravilhosas dos Beatles é que eram tão originais que quando pegavam uma ideia de alguém você nunca percebia. Achei que uma ou duas músicas deles tinham um quê de Spoonful, mas foi só quando Paul comentou em uma entrevista para a Playboy que me dei conta especificamente de que tínhamos inspirado ‘Good Day Sunshine’”, conta John Sebastian.
Criada por Paul, com harmonizações vocais de John e George no refrão, "Good Day Sunshine" recebeu influências da década de 1930, como o piano, ao estilo honky-tonk de New Orleans. Essa gravação interessante e criativa possui duas pistas distintas de bateria, uma em cada canal. Foi no álbum "Revolver" que os Beatles passaram a fazer mais experiências espaciais com o estéreo. Durante o fade out, o refrão-título é alternado entre os canais esquerdo e direito. "Good Day Sunshine" foi gravada durante dois dias em junho de 1966, sob o título de trabalho “A Good Day's Sunshine”. Em 8 de junho, os Beatles ensaiaram a faixa muitas vezes antes de gravar a trilha rítmica - baixo, piano e bateria - três vezes. A primeira dessas tomadas foi a melhor, e sobre ela Paul adcionou seu vocal principal, juntamente com as harmonias de John e George. No dia seguinte Ringo adicionou mais bateria, George Martin tocou seu piano solo e mais harmonias foram adicionadas ao final, com todos os quatro Beatles batendo palmas felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!